A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), abre nesta segunda ( 02/02), às 10h , as inscrições para 24.029 vagas do Vestibular anual 2026, projetadas para 456 polos , de 386 municípios
(capital, interior e litoral). São oferecidos dez cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Tecnologia da Informação e o novo curso de Inteligência Artificial (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção). As inscrições terminam no dia 11/03, às 23h59 , e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br . A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 26/04, às 13h , e os locais oficiais serão divulgados no dia 15/04, a partir das 10h . O início das aulas está previsto para o final de junho de 2026. Neste ano, a Univesp ofereceu ainda 2.956 vagas para o Provão Paulista.
O custo da inscrição é de R$ 47,50 . Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o prazo previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos deverão cumprir todas as etapas previstas, responder ao questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2023, 2024 e 2025, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrada à nota final. O processo seletivo contará ainda com o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas.
Das 10h do dia 02/02, até às 23h59 do dia 06/02 , as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção de impostos. No mesmo período, também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007, aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos: estar regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação e que recebam salário mensal inferior a 2 (dois) intervalos mínimos ou desempregados há mais de 12 meses. Os benefícios são benefícios no site do vestibular. No momento da inscrição, basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.
O candidato poderá obter a confirmação do pagamento e a efetivação de sua inscrição, no portal vestibular.univesp.br na “Área do Candidato”, após cinco dias úteis. Para qualquer outra informação ou dúvida, deverá entrar em contato com a Central de Atendimento ao candidato da Vunesp, via chat online, mensagens para o Fale Conosco do site vestibular.univesp.br ou, ainda, pelo telefone (11) 3874-6300 em dias úteis, das 08h às 18h.
O gabarito oficial será divulgado em 27/04 , a partir das 15h , no site do vestibular. A publicação oficial do resultado e a primeira chamada ocorrerá em 01/06, a partir das 15h.
Cursos
No Eixo de Computação, os cursos são de Bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos), Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos) e a novidade deste ano: Bacharelado em Inteligência Artificial (quatro anos). No curso, o egresso é capaz de projetar e gerenciar modelos de IA aplicados a diferentes contextos, como automação, visão computacional, processamento de linguagem natural e sistemas preditivos. Até um ano e meio o ciclo é básico, com a possibilidade de migração entre os cursos do eixo, de acordo com o Projeto Pedagógico (PPC).
Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de mudança na habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração). Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção definitiva entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).
De acordo com o
presidente da Univesp, professor Marcos Borges, o modelo de ingresso garante ao
aluno ingressante mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento do
itinerário formativo, além da integração com graduandos de outras habilitações,
o que contribui para sua formação e no desenvolvimento de projetos
integradores. “Em 2026, a grande novidade é o curso focado em Inteligência
Artificial. Conhecer e usar o potencial da IA é essencial para qualquer país
que queira se desenvolver nos dias de hoje. A tecnologia amplia nossa
capacidade de pensar, criar e transformar. Utilizada de forma correta,
contribui para o desenvolvimento econômico e social, e pode ser aplicada em
qualquer profissão. Vale destacar que todos os programas e cursos da
universidade são direcionados para apoiar o estudante em seu processo de
formação, garantir a qualidade e preparar o profissional para o mercado de
trabalho”, afirma.
Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados
em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os
estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a
videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do
conteúdo com facilitadores. Já os polos, são espaços físicos onde os alunos
contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e
realizam atividades, como provas e discussões em grupo. No local, podem ser
solicitados serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas. Todas
as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/univesptv .
Saiba mais
sobre os cursos: Cursos _ Univesp |
CONFIRA TABELA DE VAGAS POR POLO, NO LINK: https://univesp.br/sites/58f6506869226e9479d38201/assets/697b96c17c1bd1195de4e9fd/Planilha_VestibularUnivesp2026.pdf
Acesse a portaria
completa do Vestibular 2026: vestibular.univesp.br
Cronograma
do Vestibular 2026
|
Datas
|
Etapa
|
|
das 10h |
Inscrição para o Processo Seletivo |
|
12/03/2026 |
Data limite para o pagamento do boleto da |
|
das 10h |
Inscrição para isenção e redução de taxa de |
|
25/02/2026, a |
Divulgação do resultado da análise dos |
|
26/02 e 27/02/2026 |
Recurso referente ao indeferimento do pedido |
|
06/03/2026, a |
Divulgação da análise dos recursos dos |
|
01/04/2026, a |
Divulgação do resultado da análise dos |
|
02/04 e 03/04/2026 |
Recurso referente ao indeferimento do pedido |
|
10/04/2026, a |
Divulgação da análise dos recursos dos |
|
15/04/2026, a |
Publicação oficial dos locais de prova e |
|
26/04/2026 |
Aplicação da Prova e Redação – abertura dos portões a partir das 12h
|
|
27/04/2026, a |
Divulgação do Gabarito Oficial |
|
28/04 até 29/04/2026 |
Recurso referente ao Gabarito Oficial |
|
01/06/2026, a |
Divulgação da análise dos recursos contra o |
|
01/06/2026, a |
Publicação do resultado oficial e da 1ª |
|
02/06 |
Data para os candidatos convocados na 1ª |
|
10/06/2026, a |
Publicação da 2ª chamada |
|
11/06 a 15/06/2026 |
Data para os candidatos convocados na 2ª |
|
17/06/2026, a |
Publicação da 3ª chamada |
|
18/06 e 19/06/2025 |
Data para os candidatos convocados na 3ª |
|
22/06/2026 |
Previsão de Início do período |
Sobre a Universidade
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 88 mil alunos, entre estudantes de graduação e pós, e dez cursos– Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração, Processos Gerenciais e o novo de Bacharel em Inteligência Artificial. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2026, a universidade possui 462 polos e está presente em 392 municípios do Estado, representando mais de 60% do território paulista.