Disciplinas do curso contribuíram para a produção da obra, que apresenta técnicas para melhor desempenho no setor

25/06/20

O aluno de Engenharia de Produção Luiz Arnaldo Biagio, do polo de Porto Feliz, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) lançou em maio o livro Manual de Gerenciamento de Projetos. O discente, que já é mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), está no terceiro ano de graduação da Univesp e utilizou o conhecimento adquirido nas disciplinas de Produção de Textos, Metodologia Científica e Projeto Integrador para auxiliar no desenvolvimento da publicação.

O livro é composto por 14 capítulos e apresenta todas as fases do gerenciamento de um projeto de engenharia: elaboração da proposta inicial, atividades de planejamento, execução, controle da iniciativa e encerramento. Para exemplificar o processo, a obra mostra a proposta da construção de um Trem de Alta Velocidade (TAV) Rio- São Paulo- Campinas.

De acordo com o autor, a publicação inova ao ser escrita em linguagem dialógica, utilizada em cursos de ensino a distância. “Com o livro, é possível preparar um profissional para assumir a gestão de projetos de qualquer natureza e complexidade, capacitando-o para todas as fases do empreendimento”, afirmou Luiz Arnaldo.