Alunas de Pedagogia implantaram área de lazer e desenvolvimento para as crianças

29/08/19

As estudantes de Pedagogia do polo de Campo Limpo Paulista, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Edilene Sutti, Luciana de Oliveira, Luzinete de Brito, Maria Amélia Carrenho, Silvana Pedrosa, Simone Cervantes e Viviane Oliveira apresentaram no primeiro semestre do ano o Projeto Integrador “O Poder do Brincar”.

A iniciativa foi aplicada na Creche Profa. Rosinha Ziviani e teve como objetivo transformar o ambiente externo do local, para proporcionar às crianças, de zero a três anos, um espaço lúdico, de brincadeiras e descobertas.

De acordo com a aluna Viviane Oliveira, o Projeto Integrador foi elaborado por meio de estudos aprofundados. “Para estabelecer as ações do projeto, fizemos pesquisas de campo com a equipe escolar e um Curso de Formação na Faculdade Campo Limpo Paulista. Também utilizamos os conteúdos da disciplina de Fundamentos da Educação Infantil, documentos legais dos Ministérios da Educação e da Cultura, e o Currículo de Educação do município”, disse.

A reforma da área contou com a doação de materiais dos alunos, pais e comunidade, e incluiu: pintura no piso e paredes, para estimular o aprendizado com letras, números e cores; confecção de instrumentos musicais com material reciclável, motivando a interação, percepção de sons e coordenação motora, e produção de uma cortina sensorial, para que as crianças explorem a visão, o tato e olfato.

O grupo ainda produziu floreiras e um circuito com pneus reciclados de carros e bicicletas, o que revitalizou o espaço e despertou em todos da escola a consciência sobre a preservação do meio ambiente. “É por meio da brincadeira que as crianças se conhecem e conhecem o outro. Brincando, elas terão a oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis ao seu futuro, como atenção e afetividade”, afirmou Viviane.

Para Adriana Tatarevic, mãe da aluna Yasmenika Tatarevic, a reforma do ambiente favoreceu a estrutura da instituição de ensino e incentivou o interesse da filha pela escola. “Gostaria de parabenizar a equipe que executou esse trabalho. Minha filha brinca sempre muito feliz no espaço. Ela fala o nome dos bichos, lê os números escritos e fala todas as cores. Eu agradeço a revitalização da creche, tenho a sensação de limpeza e organização”, ressaltou.