01/10/14


Em comemoração à temporada “Alemanha+Brasil – Quando ideias se encontram”, a Sociedade Max Planck realizará, entre os dias 30 de janeiro e 21 de fevereiro, em São Paulo, a exposição Túnel da Ciência Max Planck.

Pela primeira vez no Brasil, a mostra multimídia apresentará as descobertas da pesquisa básica que transformarão a humanidade e as oportunidades científicas e tecnológicas geradas por elas. Uma réplica de robô enviado a Marte e um espelho que cria efeito semelhante a um raio X (Magic Mirror) são destaques da exposição.

Com formato interativo que favorece o entendimento do conteúdo, a exposição é composta por oito módulos: Universo, Matéria, Energia, Cérebro, Saúde, Vida, Sociedade e Complexidade. Todos eles trazem abordagens de conteúdo extenso e no limite dos conhecimentos científicos atuais.

Na programação ainda estão previstas a realização de palestras e mesas redondas. Um dia antes do início da mostra (29/01), Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), moderará a palestra “About ‘Curiosity’ and Success in Basic Research”, que será proferida pelo Prêmio Nobel de Medicina 1991, o professor Erwin Neher.

Neher falará sobre a sua carreira e atuação no segmento da pesquisa fundamental para estudantes do ensino médio à pós-graduação.

A Sociedade Max Planck é uma organização sem fins lucrativos que realiza pesquisas de base nas áreas das ciências naturais e humanas. A temporada “Alemanha+Brasil – Quando ideias se encontram” segue até o mês de maio promovendo diversos eventos no Brasil para reforçar a importância da parceria entre os dois países.

A exposição ocorrerá no Shopping Frei Caneca, que fica na Rua Frei Caneca, 569, em São Paulo. A entrada será gratuita.

Mais informações: www.tuneldaciencia.com.br