Em um primeiro momento, doze alunos foram escolhidos pela Diretoria Acadêmica; ideia é ampliar a ação e ter um estudante de cada curso por polo

30/09/19

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), por meio da Diretoria Acadêmica, institui nesta segunda-feira (30/09), o papel do “Aluno Representante de Curso”, que terá a meta de aproximar discentes e docentes, além de estabelecer um canal de comunicação para a geração de novas ações e propostas voltadas às atividades acadêmicas. Para a implantação da iniciativa, a Diretoria Acadêmica convidou doze alunos que, neste primeiro momento, serão responsáveis pelo desenvolvimento de estratégias e ampliação do Programa a todos os polos de apoio presencial.

De acordo com a diretora acadêmica, professora Simone Telles, em um futuro próximo serão selecionados um representante de curso e um suplente por polo. “Teremos um universo de mais de dois mil estudantes que terão esse canal direto conosco. Os primeiros escolhidos vão nos auxiliar a criar mecanismos e fluxos de trabalho. Em breve, vamos abrir uma manifestação de interesse para quem quiser se inscrever”, explicou.

Para concorrer às vagas de representantes e suplentes, os alunos deverão seguir alguns critérios, entre eles: estar regularmente matriculado na instituição; não estar em período de trancamento; não ter sofrido penalidades acadêmico-administrativas e disciplinares, conforme regulamento das Normas Acadêmicas da universidade; não estar cursando o primeiro ou último semestre letivo de curso; ter Percentual de Progressão (PPR) entre 20% a 80% (alunos de Engenharias), entre 25% a 75%  (Licenciaturas) e entre 33% a 66% para cursos de Tecnologia. As excepcionalidades para cursos em implantação serão aprovadas pela Diretoria Acadêmica.

O representante e suplente terão mandato de um ano, que poderá ser renovado por mais um. Eles deverão ter disponibilidade de, no mínimo, três horas semanais para as atividades designadas, entre elas, reunião presencial ou on-line com a Diretoria Acadêmica a cada bimestre. A seleção será realizada anualmente no início do ano letivo e será divulgada por meio de edital no site oficial da Univesp. Os candidatos inscritos serão ordenados considerando os seguintes critérios: maior percentual de progressão no curso; maior média global e maior idade.

Para o presidente da Univesp, Rodolfo Azevedo, o representante contribuirá ainda mais para a transparência na gestão. “É fundamental que o selecionado mantenha um diálogo contínuo com a universidade. Ele deverá buscar integração com os outros alunos e representantes, tomar decisões com base em princípios democráticos, participar de reuniões e promover a coletividade. No nosso modelo pedagógico, o estudante está no centro. Conhecer de perto seus anseios e perspectivas é imprescindível para o sucesso institucional”, ressalta.

Confira na íntegra a deliberação.