Cerimônia on-line foi transmitida pela primeira vez na Univesp TV; evento contou com representantes da universidade e licenciados em Biologia, Física, Matemática, Engenharias de Computação e Produção

27/04/21

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) promoveu nesta terça-feira (27/04) a colação de grau on-line de 31 estudantes dos cursos de Biologia, Física, Matemática, Engenharias de Computação e Produção, de polos do interior e da capital paulista. O evento, virtual devido à pandemia, foi conduzido pela primeira vez, ao vivo, direto do estúdio da Univesp TV, com a apresentação da mestre de cerimônia Chris Maksoud, e tradução em Libras.

A solenidade foi aberta oficialmente pelo presidente da instituição, professor Rodolfo Azevedo. “É uma honra estar aqui com vocês e fazer uma transmissão inédita de colação de grau pela TV, nos aproximando, em um momento tão importante dos alunos, que cumprem mais uma fase de suas vidas”, disse.

Logo após, foi exibido um vídeo da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, cumprimentando os formandos. “É com muito orgulho e admiração que parabenizo a todos. Somente o fato de estarem na Univesp já é uma grande conquista. Ela é a primeira universidade virtual e a quarta pública do Estado de São Paulo. Honrem essa oportunidade, brilhem e inspirem pessoas”, afirmou a secretária.

Os juramentos dos cursos foram feitos pela graduanda de Engenharia de Computação, do Polo São Paulo- Pera Marmelo, Taís Batuira Ribeiro, e por Luciana Sena Oliveira, da Licenciatura em Biologia, do polo Jundiaí. O professor de Matemática da Univesp, Claudio Possani, foi o escolhido para receber a homenagem das turmas e discursou, emocionado. “Vocês estão se formando na Univesp, se orgulhem, é uma grande universidade estadual paulista, uma enorme conquista. Devido à pandemia, houve a necessidade na mudança de linguagem e na forma de nos conectar. A cada dia vocês terão que se reinventar e isso é desafiador. Busquem conhecimento e informação com profundidade, dando importância ao trabalho coletivo. Agradeço novamente a homenagem, convites assim dão sentido a minha trajetória profissional”, ressaltou.

A diretora acadêmica, Simone Telles, também participou da cerimônia e disse, comovida, importantes palavras de incentivo. “Na profissão de magistério trabalhamos, além de conteúdo, com vidas e sonhos, e vocês vão tornar muitos sonhos realidade. Já os engenheiros têm uma capacidade única de inovar, buscar soluções para problemas e desenvolver a nossa sociedade. Agradeço por ter feito parte da história de vocês e desejo sucesso a todos e familiares, esse momento é uma conquista da família”, relatou.

Antes de encerrar a solenidade, a produção da Univesp TV exibiu um videoclipe com imagens enviadas pelos próprios licenciados, com seus colegas de turma e familiares. A outorga de grau e encerramento do evento foi realizado pelo presidente Rodolfo Azevedo, que finalizou com uma mensagem motivadora. “Acreditamos na formação e no potencial de cada um. Levantem-se todo dia pela manhã, trabalhem bastante e tenham certeza que o sucesso vai chegar”, finalizou.

Licenciaturas

As licenciaturas da Univesp são gratuitas, com duração de quatro anos e desenvolvidas na modalidade de ensino a distância (EaD). O aluno conta com um ambiente virtual de aprendizagem e possui o apoio do polo presencial, onde são realizadas provas e atividades em grupos.

Engenharias

Os cursos de Engenharia de Computação e Produção da Univesp possuem duração de 5 anos. Ambos são habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas paulistas.