Reunião aconteceu no estúdio da Univesp TV, na capital paulista

13/11/23

Nesta segunda-feira (13/11), a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi anfitriã do encontro da Rede de Apoio ao Ensino Superior (RedAES), formada por diversas instituições. A iniciativa prevê a troca de experiências, aprofundamento das relações institucionais e a realização de atividades de natureza acadêmico-educacional, técnico-científica, tecnológica e cultural. O dia foi marcado por apresentação dos estúdios da Fundação Padre Anchieta e Univesp TV, da estrutura acadêmica da Univesp, conclusão administrativa do processo de assinatura do Termo de Cooperação, viabilizado em agosto, informações do plano de carreira e formação docente da Universidade Federal do ABC (UFABC), e elaboração de calendário de trabalho para 2024.

O encontro contou com as participações do presidente da Univesp, professor Marcos Borges, da diretora acadêmica, professora Simone Telles, e representantes das outras parceiras, entre elas, Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC), Centro Paula Souza (CPS), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP).

Entre as medidas que serão adotadas pelo termo de cooperação, está a atuação junto a agências de fomento, ministérios, outros setores governamentais e do poder público, além da colaboração com outras organizações, instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, dedicadas ao ensino e à ciência, tecnologia e inovação.

A ação prevê ainda a promoção e coorganização de eventos científicos, o intercâmbio de docentes e de informações técnicas, acadêmicas e institucionais, o compartilhamento de disciplina e práticas desenvolvidas em espaços de formação docente, e encontros periódicos entre os dirigentes das instituições.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.