Estudantes de Engenharia de Computação apresentaram o Projeto Integrador Sistema Inteligente de Captação de Águas Pluviais; evento aconteceu em Águas de Lindóia

07/05/19


Os alunos Alexandre Francisco Soriano da Silva, Fernando Kazumi Osaki e Luan Rossato Felipe, do polo Pacaembu, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), participaram no início do mês (02 e 03/05) do Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação 2019 (SENGI), no Hotel Majestic, em Águas de Lindóia, interior de São Paulo. A iniciativa foi elaborada pelo Departamento de Produção da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG/UNESP), com a colaboração de pesquisadores de outras instituições de ensino, e ofereceu palestras, minicursos e apresentação de trabalhos originais de pesquisa e desenvolvimento.  

Os futuros engenheiros foram convidados a divulgar os resultados positivos do Projeto Integrador Sistema Inteligente de Captação de Águas Pluviais, desenvolvido no segundo semestre de 2018, sob orientação da professora Maria Cristina de Macedo Mattos. 

De acordo com a orientadora do polo, Liene Aparecida Mendes, que acompanhou os discentes no SENGI 2019, o projeto despertou grande interesse dos organizadores e empresários participantes do encontro. “Os alunos foram muito elogiados em sua apresentação. Eles levaram o protótipo do trabalho, o que facilitou o entendimento da proposta do grupo. Também receberam sugestões para melhorias e para que buscassem a patente do produto, já que é uma ação inovadora”, afirmou.  

Para Liene, o projeto foi desenvolvido visando a solução dos problemas ocasionados pelas chuvas em Pacaembu, mas pode ser estendido a todos os municípios. “Ao mesmo tempo que contribui com o meio ambiente, a iniciativa pode gerar renda e economia”, completou.  

Saiba mais sobre o Projeto Integrador, aqui.