Encontro focou na troca de experiências pedagógicas e avaliação de competências digitais

11/04/23


O presidente da Univesp, professor Marcos Borges, e a diretora acadêmica, professora Simone Telles, receberam na tarde desta terça (11/04), na sede da instituição, localizada na capital paulista, o professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Eniel do Espírito Santo. Durante o encontro, os docentes trocaram experiências pedagógicas, apresentaram as iniciativas da Univesp e conversaram sobre a avaliação de competências digitais. 

De acordo com o professor Marcos Borges, falar sobre vivências na área acadêmica e compartilhar as ações da Univesp é fundamental para fortalecer as propostas educacionais e criar novas medidas que favoreçam o aprendizado dos estudantes. “Hoje, tivemos um primeiro contato para possíveis parcerias. Entre as temáticas abordadas, falamos sobre a importância da realização de diagnósticos voltados às competências digitais de alunos e professores que atuam em instituições de ensino superior. Por meio de um estudo sistemático, podemos propor melhorias e adequações em disciplinas que trabalham com dispositivos eletrônicos, redes, segurança cibernética, sistema de comunicação ou análise de dados”, fala Borges. 

No decorrer da reunião, também foi apresentado o modelo pedagógico da Univesp, a estrutura e os cursos. “Já estamos presentes em 370 municípios do Estado de São Paulo. Nossa proposta é focar na inclusão e levarmos educação superior de qualidade a um público diversificado que, muitas vezes, não teve a oportunidade de estudar nos grandes centros”, ressaltou o presidente. 

Perfil do professor Eniel  

O professor Eniel é doutor e pós-doutor em Educação. Mestre em Gestão de Organizações, Bacharel em Administração de Empresas e Licenciado em Pedagogia. Professor adjunto no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e professor permanente dos cursos de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (UFRB/PPGECID) e no Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (UFBA/PPGEISU).