/governosp

Notícias UNIVESP

Universidades abrem inscrições para bolsistas facilitadores da Univesp

Vagas na Unicamp, UFScar, Unifesp, Unesp e UFABC são para estudantes de mestrado e doutorado das instituições, direcionadas ao Programa de Formação Didático-Pedagógica para Cursos na Modalidade a Distância

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Fundação Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e a Universidade Federal do ABC (UFABC) abrem os editais com inscrições para a seleção de alunos de mestrado ou doutorado que desejam participar do Programa Formação Didático-Pedagógica para Cursos na Modalidade a Distância, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). A Universidade de São Paulo (USP) deverá abrir novas vagas em julho.  Para mais informações acesse os editais de cada instituição em: https://univesp.br/facilitadores/

As inscrições para Unesp vão até às 17h, do dia 04/05/26, e nas demais, o prazo será encerrado em 11/05/2026. Os estudantes podem realizá-las pelo link: https://apps.univesp.br/form-facilitadores/. No caso da Unesp, o formulário pode ser consultado no edital.


No Programa, que possui duração de 24 meses, os discentes cursam a especialização e oferecem apoio como facilitadores virtuais aos cursos de graduação da Univesp. Durante a formação, os bolsistas recebem bolsas de R$ 2.100,00 a R$ 3.100,00, pagas com recursos próprios do Governo do Estado de São Paulo, por meio da instituição. 

O objetivo da iniciativa é desenvolver habilidades relacionadas à prática didático-pedagógica do bolsista, em cursos virtuais, com a colaboração de um supervisor. Para participar do Programa, os alunos deverão permanecer matriculados em cursos de pós-graduação das universidades, ter formação nas áreas relacionadas às disciplinas de graduação da Univesp e possuir disponibilidade de 12 horas semanais. O início das atividades acontece em julho de 2026. 

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 80 mil alunos, entre estudantes de graduação e pós, e dez cursos oferecidos nos últimos vestibulares – Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração, Processos Gerenciais e o novo de Bacharel em Inteligência Artificial. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2026, a universidade possui 462 polos e está presente em 392 municípios do Estado, representando mais de 60% do território paulista.

Últimas

Notícias

Notícias em

Destaque

Acessar o conteúdo