Jornalista fala em entrevista para a UNIVESP TV sobre o principal veículo de comunicação opositor ao ditador alemão

06/10/15


O programa Livros, da UNIVESP TV, recebe Silvia Bittencourt, para falar da sua obra “ A Cozinha Venenosa – um jornal contra Hitler”. A jornalista, que colabora com o jornal a Folha de S.Paulo desde 1985, pesquisou a história do Munchener Post, o principal jornal alemão opositor a Adolf Hitler (1889-1945) e ao Partido Nazista.

Ao narrar a trajetória do jornal, que foi fechado em 1933, logo após a ascensão do nazismo ao poder, Bittencourt revela os conflitos sociais e políticos desde a unificação do País, passando pela 1ª Guerra Mundial, queda da monarquia e Revolução Russa de 1917.

A jornalista conta que a expressão “cozinha venenosa” foi a forma como Hitler se referia ao Munchener Post – um pequeno jornal que surgiu por volta de 1886, ligado ao Partido Social-Democrata da Alemanha, e que tinha o proletariado como público-alvo. “Em um dos textos que [Hitler] escreveu, chamou o jornal de cozinha venenosa, ou seja, na sua opinião, produzia inverdades e calúnias contra ele”, relata.

Segundo Bittencourt, Hitler travou lutas na justiça contra o jornal e ganhou todas elas. Ela conta também que a redação do Munchener Post sofria constantes apedrejamentos e bombardeios a mando do ditador alemão. Entretanto, o jornal resistiu até 9 de março de 1933, cinco dias depois da eleição de Hitler a chanceler da Alemanha.

O Munchener Post foi o maior adversário de Hitler na imprensa de Munique, capital do Estado alemão da Baviera. Segundo Bittencourt, “Hitler odiava os jornalistas do Munchener Post, que ele chamava de “a peste de Munique”.

 

Assista à entrevista: