Último livro publicado em vida pela escritora também é o seu romance mais famoso

11/12/14

Haya Pinkhasovna Lispector é o nome de registro de nascimento da escritora Clarice Lispector, ucraniana naturalizada brasileira. Clarice, que considerava o Brasil sua verdadeira pátria, adotou o novo nome após sua chegada ao País em 1922 com sua família, que fugia das perseguições aos judeus durante a Guerra Civil na Rússia.

Nascida em 10 de dezembro de 1920 e falecida em 9 de dezembro de 1977, aos 56 anos, se hoje estivesse viva completaria 94 anos de idade. Clarice Lispector era formada em advocacia, só que nunca exerceu esta profissão, começou a escrever aos 7 anos de idade e publicou seu primeiro conto aos 19. A escritora permanece viva em suas grandes obras como romances, contos, crônicas femininas e literatura infantil. Dentre elas destacam-se: Perto do Coração Selvagem; Laços de Família; Descoberta do Mundo; A Vida Íntima de Laura e A Hora da Estrela.

Em entrevista à UNIVESP TV no programa Literatura Fundamental, a professora de literatura do Departamento de Culturas Latino Americanas e Ibéricas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Maria Librandi, fala do seu próximo livro, Writing by Ear and The Acoustic Novel, resultado de um objeto de pesquisa, do romance A Hora da Estrela, o qual é dedicado à escritora.

A Hora da Estrela é uma obra publicada em 26 de outubro de 1977, narra a história da datilógrafa alagoana Macabéa, que migra para o Rio de Janeiro. No enredo, Clarice escolhe um personagem como uma espécie de escritor fictício, chamado Rodrigo S.M para contar a narrativa. “Este livro foi comentado pelos principais jornalistas da época, além de ser consagrado como algo inovador daquele tempo”, conta Librandi.

Assista a entrevista sobre a vida e a obra A Hora da Estrela, de Clarice Lispector: