Demi Getschko e Marcelo Zuffo discutem possível medida polêmica em programa da UNIVESP TV

28/04/16

O programa Complicações, da UNIVESP TV, traz em discussão a possível limitação das franquias de internet de banda larga fixa no Brasil. Para debater o assunto foram chamados os pesquisadores Demi Getschko, membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e Marcelo Knörich Zuffo, professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

O assunto tem gerado polêmica, principalmente depois que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) proibiu, na última sexta, 22, por tempo indeterminado, que as operadoras limitassem as franquias de banda larga fixa dos seus usuários.

“Eu acredito que não deve haver essa limitação, e isso é um sintoma de um problema que se arrasta há décadas no Brasil, que reside exclusivamente na nossa falta de infraestrutura”, comenta Zuffo. Para ele, a falta de infraestrutura de banda larga trará severas consequências à competitividade do mercado de telecomunicações no país nos próximos anos.

Getschko concorda que há um crescimento de demanda e certamente há necessidade de infraestrutura, “Mas isso não é linear, não é proporcional [ao uso]. […] A internet vai se auto ajustando às necessidades dos usuários”. O pesquisador lembra que a partir da Lei Geral das Telecomunicações (LGT), de 1997, a internet é tratada multisetorialmente e não está sob as asas da Anatel diretamente.

Confira a discussão do tema: