Especialista da FEA-USP comenta tema em programa da UNIVESP TV

31/03/16


Nesta edição do programa História, da UNIVESP TV, Flávio Azevedo Marques Saes, professor titular em economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), fala sobre a relação entre a expansão cafeeira e a urbanização em São Paulo.

Saes ressalta a participação da mão de obra imigrante nesse processo, já que a partir de 1870 o trabalho escravo começava a se mostrar insuficiente para atender à expansão de café. “Há uma verdadeira mobilização dos próprios fazendeiros de café junto com o governo da província  de São paulo pra promover a imigração. […] O imigrante  na fase clássica dessa imigração, é contatado na Europa, recebe o dinheiro da passagem de navio, desce em Santos e pega o trem para chegar a São Paulo”. 

De acordo com o pesquisador, a importância da expansão cafeeira para o desenvolvimento e transformação do estado de São Paulo se dá, principalmente, pelo “fim do escravismo e [pela] generalização do trabalho livre. Essa é uma mudança crucial que ocorre no bojo da expansão cafeeira”.


Acompanhe a entrevista completa: