05/11/14


Tennessee Williams é um dos mais premiados dramaturgos do século XX. O norte-americano é é autor de peças memoráveis como Gata em Teto de Zinco Quente (1955) e Um Bonde Chamado Desejo (1947), ganhadora do Prêmio Pulitzer de 1948.

Williams é tema da conversa com a docente Maria Silvia Betti, ido Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCHUSP). A pesquisadora conta detalhes sobre a biografia do dramaturgo para o programa Literatura Fundamental, da UNIVESP TV.

Durante a entrevista, Betti revela como a dramaturgia entrou na vida do norte-americano e fala sobre o momento em que ele passou a trabalhar nas suas obras de sucesso. A pesquisadora conta também sobre outra pouco conhecida faceta de Williams, como escritor de contos.

No vídeo é possível também entender a linguagem usada pelo dramaturgo para escrever o textos para seus atores. Segundo Betti, a principal característica das falas eram a sua simplicidade. A professora faz, ainda, uma análise de Um Bonde Chamado Desejo.

Confira a entrevista completa:

 

 

Foto: W Eugene Smith Time Life/ Pictures/ Getty Images