Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, assista a programa da UNIVESP TV sobre o assunto

18/10/16

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado todo ano, no dia 16 de outubro, em comemoração ao aniversário da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), fundada em 1945. Mais de 150 países do mundo organizam diversos eventos e a data já é uma das mais destacadas do calendário da ONU.

Neste ano, a FAO escolheu como tema das comemorações “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também”. De acordo com o site oficial da instituição no Brasil, a FAO estima que a produção mundial de alimentos tenha que aumentar em 60% para poder atender às novas demandas alimentares, considerando que o número de habitantes do planeta deva superar os nove bilhões de pessoas em 2050. No entanto, as altas temperaturas, as secas e os desastres relacionados às mudanças climáticas afetam principalmente pequenos agricultores familiares, que produzem a maior parte dos alimentos que consumimos.

Para celebrar esta data tão importante, confira no programa Complicações, da UNIVESP TV, a relação entre alimentos e saúde e a maneira como a conhecimento científico a respeito da alimentação é difundida entre as pessoas. Os convidados desta edição são Silvia Cozzolino, nutricionista, e João Paulo Fabi, farmacêutico, ambos professores-doutores do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Universidade de São Paulo (USP).