Estudante do polo São Paulo- Cantos do Amanhecer apresenta protótipos no maior evento de jogos analógicos do mundo

22/10/20

A aluna do Eixo de Computação, Lilian Sampaio, do polo São Paulo- Cantos do Amanhecer, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), participa a partir desta quinta-feira (22/10) da SPIEL.digital, maior feira de jogos de tabuleiro do mundo. O evento, denominado originalmente de Internationale Spieltage SPIEL, acontece todo ano na cidade de Essen, na Alemanha, mas será realizado virtualmente em 2020 devido à pandemia.

A edição, on-line e gratuita, reúne mais de 400 expositores de 41 países. A discente apresenta três protótipos de jogos de tabuleiro ancestrais, no Ancestral Games, que agrupa o africano Mancala, o egípcio Senet, e sumério Real de Ur.

De acordo com Lilian, o encontro tem o objetivo de exibir os protótipos para editoras, publicadoras e investidores, além de oferecer ao público em geral a oportunidade de conhecer lançamentos, adquirir produtos e jogar virtualmente jogos do mundo todo. “Neste ano, a feira ainda terá o espaço SPIEL Brazilian Pavilion, que trará diversos lançamentos de jogos brasileiros e com conteúdo 100% em português. Educadores do país estarão no evento dando palestras, transmitidas pelo YouTube”, explicou.

A discente, integrante do grupo Mulheres Univesp, já é formada em Administração com ênfase em Sistemas de Informação, possui MBA em Gestão Estratégica, é pós-graduada em Jogos Digitais e está no primeiro ano da Univesp para Engenharia de Computação. “Já venho desenvolvendo o trabalho com jogos antes de entrar na Univesp, porém o conhecimento em Ética e Filosofia para o Desenvolvimento de Tecnologia me ajudou bastante na pesquisa e o fundamento técnico em Computação me auxiliou na prototipagem”, disse Lilian.

A estudante também é desenvolvedora independente e criou sua própria startup, um estúdio de desenvolvimento de jogos digitais e analógicos. ”Sou entusiasta do empreendedorismo feminino e da luta por mais mulheres na tecnologia. Gostaria muito de ver mais meninas participando, se sentindo inspiradas a ocuparem esses espaços”, finalizou a futura engenheira.

Saiba mais sobre a SPIEL.digital, aqui.