Mostra relaciona depoimentos de professores durante a pandemia com obras de arte

04/05/21

As alunas da turma 2018.2 de Pedagogia, Adriana do Carmo, Alba Pedrão, Gabriela Cesário, Fabíola Scapinello, Mary Ellen Almeida e Priscila Polato, do polo de Salto, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) apresentam até o dia 07 de maio, a exposição “Um Varal de Histórias- histórias da vida real contadas pela história da arte”. A mostra acontece na Biblioteca Municipal e reúne depoimentos de professores durante a pandemia, associados a ilustrações de famosas obras de arte.

A iniciativa faz parte do Projeto Integrador deste semestre das estudantes e foi desenvolvida para homenagear os docentes que tiveram que se reinventar nesse período de isolamento social e se adaptar a novos métodos e tecnologias para continuar o ensino de qualidade com atividades remotas. De acordo com o grupo, os profissionais da área de educação puderam mostrar suas angústias, inseguranças e perspectivas, expressadas em telas de renomados pintores.

O testemunho da professora de Ensino Fundamental, Maria Heloisa, de 55 anos, está no trabalho e exemplifica a situação vivida por muitos educadores. “Meu maior desafio nessa pandemia foi aprender e ainda estou aprendendo a lidar com recursos tecnológicos. Outra coisa que me faz muita falta é o contato físico com as crianças, aquele no dia a dia, olho no olho”. O seu depoimento foi relacionado com a obra “Carinho Maternal”, de Mary Stevenson Cassat, pintora impressionista norte-americana.

Para o professor de Ensino Fundamental II e Médio, Thômas Rodrigues, de 35 anos, a pandemia apresenta tanto potencialidades como desafios, características que devem ser observadas para agir no presente e planejar o futuro. “Muitos de nós fomos surpreendidos, visto que docentes que tinham extrema dificuldade no manuseio de aparelhos eletrônicos perceberam que são capazes”. A tela “Mundo Novo”, do artista plástico brasileiro Roberto Burle Max o representou.

A mostra ainda expõe a declaração das seis alunas, associada à obra “O Abraço”, do pintor, escultor e serígrafo brasileiro, radicado nos Estados Unidos, Romero Britto. “Nós, futuras professoras, honraremos o legado de vocês! Nós seguiremos os seus passos. A tormenta da pandemia vai passar, a alegria de viver vai voltar. Os seres humanos, em seus sentimentos, vão amadurecer, e todos juntos unidos, vamos vencer”.

A exposição pode ser vista das 11h às 17h, na Biblioteca Municipal de Salto, no Paço dos Taperás, Praça Largo Paula Souza, 30, Centro.

Assista os depoimentos dos professores, na íntegra, aqui.