Estudante do polo de Potim e equipe desenvolveram inteligência artificial para ajudar o microprodutor rural em tempos de pandemia

10/08/20

O aluno de Engenharia de Computação Wagner Mariano, de polo de Potim, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), venceu com sua equipe o Hackathon Santander Data, maratona de dados que buscou soluções para empresas se recuperarem da crise econômica gerada pela pandemia de coronavírus.

Integrante do Time 11, o discente desenvolveu junto com os competidores Ana Feula, Iulli Hardt, Mariana Costa e Matheus Mori, a ferramenta FarmAI, direcionada ao microprodutor rural, da agricultura familiar. De acordo com o grupo, o aplicativo garante estratégias para assertividade no plantio, com base na cultura, região e índice de produtividade em relação à previsão meteorológica durante o ciclo de 120 dias. A inteligência artificial ainda fornece dados para a gestão financeira do plantio e sugere ao produtor a opção mais segura para manter seu negócio.

Para Wagner, participar do hackathon foi um experiência gratificante. “Aprendemos muito com a oportunidade de poder ajudar pessoas durante a pandemia. Ganhamos o primeiro lugar em uma competição de nível nacional e estamos sendo procurados pela organização do evento para mais detalhes do projeto”, disse Wagner.

A disputa teve dez times finalistas e os três primeiros serão premiados. A primeira colocação oferece a cada um dos vencedores um notebook, uma cadeira gamer, um teclado gamer, uma bolsa de estudo 100% gratuita em qualquer curso da Digital House, um curso da Tableau com certificação internacional e mochila, e um voucher do iFood no valor de R$ 50,00.

Confira o vídeo do projeto, aqui.