Felipe Costa, do polo UniCEU Vila do Sol, ganhou bolsa-auxílio para participar de ações e pesquisas sobre a doença na região de M'Boi Mirim; atividades começaram no mês de junho

29/07/20

O estudante de Licenciatura, Felipe Costa, 25 anos, do polo UniCEU Vila do Sol, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), na capital paulista, foi contemplado com uma bolsa-auxílio para participar de um projeto de extensão universitária, que visa auxiliar na execução de ações e pesquisas ao enfrentamento da doença causada pelo Coronavírus. A iniciativa faz parte do estudo “Vulnerabilidades Urbanas e o Enfrentamento à Covid-19, em M’Boi Mirim e Região: Acesso à Informação, Prevenção e Ações Comunitárias”, desenvolvido pelo Fórum de Pesquisadores da Zona Sul. O grupo é composto por professores e cientistas de diferentes universidades, como Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Fundação Getúlio Vargas, atuantes na Estação de Pesquisa Urbana M’Boi.

O projeto de extensão gerou 26 bolsas-auxílio, no valor de R$ 400 cada, por sete meses, para discentes de graduação da UFABC e estudantes de outras instituições de ensino superior locais. A indicação de Felipe ao projeto foi feita pelo coordenador do polo e integrante do Fórum, José Carlos Rodrigues Júnior. “Quando ingressei na unidade Vila do Sol, iniciei um processo de aproximação com a comunidade, principalmente de lideranças locais. Foi a partir desse exercício que conheci o Felipe, um rapaz engajado, representante nato da região e fundador de diversos projetos culturais voltados à população”, disse.

O jovem é agente de desenvolvimento comunitário do Fundão de M’Boi Mirim e acompanha ações no território desde 2010, por meio do Núcleo de Jovens Políticos e Rede de Jovens do Fundão. Também é coordenador pedagógico do Polo Dona Expedita/ Rede ÜBUNTU Educação Popular e mediador de leitura no Programa Quilombo Mirim.

O orientador do polo revelou ainda que, sabendo do potencial de Felipe e de sua vontade de fazer um curso de graduação, o incentivou a prestar o vestibular da Univesp. “Ele conseguiu ingressar no Eixo de Licenciatura 2020 e, atualmente, desenvolve comigo diversos projetos para o polo”, afirmou Rodrigues.

De acordo com Costa, o caminho de Licenciatura a ser seguido será o da Pedagogia. “Estou em pleno comprometimento com essa rede de jovens do território e com o polo UniCEU Vila do Sol. Que, juntos, possamos contribuir enquanto comunidade para uma mudança de cenário favorável à qualidade de vida e garantia da dignidade”, explicou o estudante.

Projeto de Extensão

Para conquistar a bolsa-auxílio, o discente teve que passar por um processo seletivo, que contou com critério de engajamento na comunidade local, apresentação de um plano de trabalho, entrevista e entrega de documentos comprobatórios de vínculo com o ensino superior.

As atividades tiveram início em junho e englobam o monitoramento de informações sobre a atuação de serviços públicos locais, acompanhamento e disseminação de estratégias de prevenção adequadas à região, além de registro de informações referentes à perda de renda e trabalho, e apoio às ações das redes comunitárias no enfrentamento à Covid-19. “Estamos apenas no começo de uma jornada, acredito que há muito a se descobrir e construir adiante”, finalizou o estudante.