Arthur de Aquino, estudante de Engenharia de Computação da unidade Parque Tecnológico, ganhou a disputa realizada virtualmente neste ano, devido à pandemia
O aluno de Engenharia de Computação Arthur de Aquino, do polo de São José dos Campos- Parque Tecnológico, foi o vencedor do II Encontro Aberto de Xadrez dos Estudantes de Engenharia da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). A final do torneio aconteceu neste domingo (26/07) pela plataforma chess.com, transmitida ao vivo pelo YouTube, com o auxílio do discente Fernando Rafael, do polo de Navegantes. A medalha de prata ficou com a também aluna de Engenharia de Computação, Priscila Alves de Souza, do polo de Diadema.
A segunda edição do campeonato foi realizada virtualmente devido à pandemia de coronavírus e contou com a participação de 15 discentes de oito polos da Univesp: Atibaia, Caraguatatuba, Diadema, Fernandópolis, Franca, Navegantes, São José dos Campos- Parque Tecnológico e Vinhedo.
Desde a primeira edição, o torneio foi organizado pelos alunos de Engenharia de Computação do polo de Diadema, com o objetivo de integrar os estudantes e evitar a evasão do curso. Antes, realizavam reuniões de estudo, churrascos e noites de pizza, mas decidiram ampliar o contato com turmas de outros polos e criaram a competição de xadrez.
De acordo com um dos idealizadores do projeto, Alessandro de Santiago, de polo de Diadema, o grupo escolheu a modalidade pelo desafio do jogo e praticidade na organização de disputas. “Chegamos a discutir diversas opções na época do primeiro encontro, inclusive boliche. Porém, o xadrez foi a modalidade que apresentou uma boa infraestrutura e, principalmente agora, com disponibilidade para eventos on-line”, afirmou.
A intenção da turma é que o campeonato tenha continuidade no próximo ano e que a proposta alcance um número maior de polos. Para Alessandro, a disputa feita de forma virtual agradou os inscritos e facilitou a execução dos jogos. “Existe uma boa possibilidade de realizarmos novamente a próxima edição de modo virtual. Superou as nossas expectativas”, disse.
Todos os inscritos ganharam certificado de participação. A Univesp parabeniza os envolvidos pela iniciativa e interação, em especial os alunos Alessandro Santiago, Gerson Borges de Carvalho, Reginaldo Mota, Rogério Missias, Maria Cristina Tessari Zampieri, Elizabete Guitzel, Fernanda Wigner e Priscila Souza (polo Diadema), Alejandro Druetta (Caraguatatuba), Fernando Rafael (Navegantes), Leonardo Antonio Roxo e Arthur de Aquino (Parque Tecnológico- São José dos Campos), Gabriel Bachur (Franca), Wellington Augusto do Nascimento (Fernandópolis), Leandro Rosa de Matos (Vinhedo) e Leonardo Dorathoto (Atibaia).
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp