Texto é baseado em Projeto Integrador dos estudantes de Jales sobre reciclagem de filtro de óleo lubrificante

02/09/20

Os alunos de Engenharia de Produção Adriano Pereira da Silva, Denis Souza dos Reis, Eduardo Bertasso e Rodrigo Franco, do polo de Jales, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), participam, em novembro, do XXVII SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). O grupo apresentará virtualmente o artigo “Implantação de Sistema para Reprocessamento de Filtro de Óleo Lubrificante Usado”, desenvolvido a partir do Projeto Integrador (PI) “Sistema de Reciclagem de Filtro de Óleo Lubrificante”, no primeiro semestre de 2020.

O projeto, com mediação de Paula Caroline Custódio, foi estruturado para a empresa Ferro Velho São Paulo, atacadista de sucata e gerenciadora de resíduos, localizada em Fernandópolis, interior de São Paulo. Após entrevista on-line com o proprietário do estabelecimento, os discentes identificaram a necessidade de um criar um método para separar os componentes do filtro, o que possibilita a reciclagem dos itens óleo lubrificante usado e ferro, presentes na peça.

De acordo com o discente Rodrigo Franco, embasado na ABNT NBR 10.0004/04, o produto, depois de usado, é considerado resíduo classe I, sendo tóxico e prejudicial à saúde e meio ambiente. No vídeo explicativo do PI, o estudante afirma que elemento filtrante (similar a papel/papelão contaminado com óleo), encontrado dentro do filtro de óleo lubrificante usado, é o que deve ser encaminhado para o destino ambientalmente adequado, o co-processamento (incineração em fornos de cimento). “O projeto está situado em uma discussão atual, que envolve economia circular, destinação correta de resíduos industriais e reciclagem”, esclarece.

A equipe criou um protótipo composto por triturador de quatro eixos, centrífuga, esteira transportadora e esteira imantada. “A tecnologia possibilita a trituração do material e a separação de todos as suas peças, de forma que, depois da divisão, seja possível reciclar os materiais e destinar para coprocessamento apenas o componente não reciclável”, diz o grupo no relatório final do PI.

Para a implantação do sistema, será necessário o investimento de R$ 235 mil. Segundo os estudantes, após a instalação, o procedimento geraria um retorno de mais de R$ 736 mil ao ano. “O retorno financeiro do investimento irá ocorrer em menos de dozes meses. Além disso, a segurança ambiental com a destinação dos resíduos fica evidenciada, uma vez que se trata de reciclagem e coprocessamento, seguindo rigorosamente o que dispõem a 53 ABNT NBR 10004/04, Deliberação CONSEMA 264/99, bem como a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, finalizou a turma.

Sobre o XXVII SIMPEP

O XXVII SIMPEP- Simpósio de Engenharia de Produção acontece de 11 a 13 de novembro e, devido à pandemia, será feito on-line. O evento, que neste ano tem o tema “Economia Circular e suas Interfaces com a Engenharia de Produção”, conta com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, mini-cursos e exposição de artigos.

Mais informações sobre o encontro, aqui.