Texto é baseado em Projeto Integrador dos estudantes de Jales sobre reciclagem de filtro de óleo lubrificante
Os alunos de Engenharia de Produção Adriano Pereira da Silva, Denis Souza dos Reis, Eduardo Bertasso e Rodrigo Franco, do polo de Jales, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), participam, em novembro, do XXVII SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). O grupo apresentará virtualmente o artigo “Implantação de Sistema para Reprocessamento de Filtro de Óleo Lubrificante Usado”, desenvolvido a partir do Projeto Integrador (PI) “Sistema de Reciclagem de Filtro de Óleo Lubrificante”, no primeiro semestre de 2020.
O projeto, com mediação de Paula Caroline Custódio, foi estruturado para a empresa Ferro Velho São Paulo, atacadista de sucata e gerenciadora de resíduos, localizada em Fernandópolis, interior de São Paulo. Após entrevista on-line com o proprietário do estabelecimento, os discentes identificaram a necessidade de um criar um método para separar os componentes do filtro, o que possibilita a reciclagem dos itens óleo lubrificante usado e ferro, presentes na peça.
De acordo com o discente Rodrigo Franco, embasado na ABNT NBR 10.0004/04, o produto, depois de usado, é considerado resíduo classe I, sendo tóxico e prejudicial à saúde e meio ambiente. No vídeo explicativo do PI, o estudante afirma que elemento filtrante (similar a papel/papelão contaminado com óleo), encontrado dentro do filtro de óleo lubrificante usado, é o que deve ser encaminhado para o destino ambientalmente adequado, o co-processamento (incineração em fornos de cimento). “O projeto está situado em uma discussão atual, que envolve economia circular, destinação correta de resíduos industriais e reciclagem”, esclarece.
A equipe criou um protótipo composto por triturador de quatro eixos, centrífuga, esteira transportadora e esteira imantada. “A tecnologia possibilita a trituração do material e a separação de todos as suas peças, de forma que, depois da divisão, seja possível reciclar os materiais e destinar para coprocessamento apenas o componente não reciclável”, diz o grupo no relatório final do PI.
Para a implantação do sistema, será necessário o investimento de R$ 235 mil. Segundo os estudantes, após a instalação, o procedimento geraria um retorno de mais de R$ 736 mil ao ano. “O retorno financeiro do investimento irá ocorrer em menos de dozes meses. Além disso, a segurança ambiental com a destinação dos resíduos fica evidenciada, uma vez que se trata de reciclagem e coprocessamento, seguindo rigorosamente o que dispõem a 53 ABNT NBR 10004/04, Deliberação CONSEMA 264/99, bem como a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, finalizou a turma.
Sobre o XXVII SIMPEP
O XXVII SIMPEP- Simpósio de Engenharia de Produção acontece de 11 a 13 de novembro e, devido à pandemia, será feito on-line. O evento, que neste ano tem o tema “Economia Circular e suas Interfaces com a Engenharia de Produção”, conta com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, mini-cursos e exposição de artigos.
Mais informações sobre o encontro, aqui.Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp