Projeto integrador de Estudantes de Engenharia de Computação auxilia no controle de fluxo do estabelecimento
Os alunos Anderson Silva, Caio Vinicius Silva, Eduardo Jacob, Fabio da Silva, Patrícia Kian, Rogério Alves e Saulo Luiz da Silva, do curso de Engenharia de Computação, dos polos de Alvarenga e Tiquatira, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), desenvolveram um Projeto Integrador (PI) para auxiliar na gestão de uma academia de artes marciais. A iniciativa orientada por Thais Granato e intitulada “Implantação de sistema para análise detalhada do fluxo de pessoas em uma academia com implementação de hardware IoT e Análise gráfica dos dados”, é a continuidade do projeto realizado no semestre anterior pelos discentes.
O PI tem como objetivo aprimorar o software desenvolvido anteriormente, para uma análise detalhada do fluxo de pessoas na academia, combinando tecnologia IoT (internet das coisas) e análise de dados, com a finalidade de aumentar a eficiência na gestão e controle de frequência dos frequentadores. O software originalmente não registrava a periodicidade dos clientes, fato que exigia processos manuais e demorados. De acordo com a equipe, após a implementação de um sistema de assiduidade baseado em cartões RFID e um dispositivo Raspberry PI, os registros de entrada e saída passaram a ser coletados automaticamente.
O sistema foi incrementado com análise gráfica das informações, para facilitar a visualização e interpretação das bases. Segundo a equipe, com essas melhorias, é possível que os gestores da academia possam identificar padrões relevantes, como horários de pico e dias da semana mais movimentados, permitindo uma administração mais eficiente e tomadas de decisão embasadas em elementos concretos.
A metodologia do Design Thinking foi utilizada junto a do Brainstorming, para que os estudantes identificasse de forma precisa os desafios enfrentados pela academia e as necessidades dos usuários.
O software utiliza tecnologias como Raspberry PI, cartões RFID, MRFC522, Python, Matplotlib e SQLite3, além de demostrar o uso inovador de ferramentas modernas para aprimorar a gerência do local.
Durante o desenvolvimento da ação, os futuros engenheiros destacaram a importância da automação e da digitalização para academia. “Com os avanços, tanto os alunos quanto os gestores podem direcionar seu tempo para diferentes atividades ou até mesmo melhorar a qualidade de vida, uma vez que possuem mais espaço para o lazer”,completam.
Saiba mais: https://youtu.be/esveCcyzaGA
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.
Mais de Notícias
-
Aluno Univesp colabora com segurança digital de empresa transnacional
-
Univesp coordena workshop e mesa no XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação
-
Univesp e Instituto ELDORADO firmam parceria para capacitação de estudantes em diversas áreas de tecnologia
-
Encontro da MetaRed TIC Brasil discute inclusão, expansão do EAD e futuro da educação
-
Palestra sobre cidadania na era digital abre o 6º Encontro Metared TIC Brasil