Projeto integrador de Estudantes de Engenharia de Computação auxilia no controle de fluxo do estabelecimento

10/10/23

Os alunos Anderson Silva, Caio Vinicius Silva, Eduardo Jacob, Fabio da Silva, Patrícia Kian, Rogério Alves e Saulo Luiz da Silva, do curso de Engenharia de Computação, dos polos de Alvarenga e Tiquatira, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), desenvolveram um Projeto Integrador (PI) para auxiliar na gestão de uma academia de artes marciais. A iniciativa orientada por Thais Granato e intitulada “Implantação de sistema para análise detalhada do fluxo de pessoas em uma academia com implementação de hardware IoT e Análise gráfica dos dados”, é  a continuidade do projeto realizado no semestre anterior pelos discentes.

O PI tem como objetivo aprimorar o software desenvolvido anteriormente, para uma análise detalhada do fluxo de pessoas na academia, combinando tecnologia IoT (internet das coisas) e análise de dados, com a finalidade de aumentar a eficiência na gestão e controle de frequência dos frequentadores. O software originalmente não registrava a periodicidade dos clientes, fato que exigia processos manuais e demorados. De acordo com a equipe, após a implementação de um sistema de assiduidade baseado em cartões RFID e um dispositivo Raspberry PI, os registros de entrada e saída passaram a ser coletados automaticamente.

O sistema foi incrementado com análise gráfica das informações, para facilitar a visualização e interpretação das bases. Segundo a equipe, com essas melhorias, é possível que os gestores da academia possam identificar padrões relevantes, como horários de pico e dias da semana mais movimentados, permitindo uma administração mais eficiente e tomadas de decisão embasadas em elementos concretos.

A metodologia do Design Thinking foi utilizada junto a do Brainstorming, para que os estudantes identificasse de forma precisa os desafios enfrentados pela academia e as necessidades dos usuários.

O software utiliza tecnologias como Raspberry PI, cartões RFID, MRFC522, Python, Matplotlib e SQLite3, além de demostrar o uso inovador de ferramentas modernas para aprimorar a gerência do local.

Durante o desenvolvimento da ação, os futuros engenheiros destacaram a importância da automação e da digitalização para academia. “Com os avanços, tanto os alunos quanto os gestores podem direcionar seu tempo para diferentes atividades ou até mesmo melhorar a qualidade de vida, uma vez que possuem mais espaço para o lazer”,completam.

Saiba mais: https://youtu.be/esveCcyzaGA

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.