Estudantes de Pedagogia, do polo Uirapuru, criaram material para formação continuada de professores do Ensino Fundamental
O Projeto Integrador (PI) “Utilizando tecnologias para promover o protagonismo de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na assimilação do currículo escolar”, dos alunos Djanira Silva, Ilma Hernandes, Luana de Almeida, Luiz Naressi, Marisa de Amorim, Máxima Rocha e Nadijane dos Santos, do curso de Licenciatura em Pedagogia, polo Uirapuru, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), é uma proposta para aumentar a inclusão de estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental, da EMEF Teófilo Benedito Ottoni, com essa condição.
O trabalho, orientado por Marina Biazotto Frascareli, buscou desenvolver um minicurso virtual como formação continuada e desenvolver novas técnicas pedagógicas, com materiais didáticos para professores, com foco em integrar alunos que possuem TEA. “O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio que afeta a comunicação, a interação social, o comportamento e habilidade cognitiva. O TEA pode ter sintomas leves a graves e prejudicar diretamente a capacidade do aluno em aprender e desenvolver habilidades. Como resultado, esses estudantes podem ter dificuldades em acompanhar os programas escolares tradicionais e serem incluídos no currículo regular”, explica o grupo.
O projeto foi desenvolvido pelo método de pesquisa qualitativo para buscar entender formas de utilizar recursos digitais na formação de alunos com TEA, protagonistas em seu processo de aprendizagem. Para isso, o grupo entrevistou diversos especialistas na área, como professores, psicólogos e pedagogos. A equipe participou das aulas para entender o processo de ensino e realizou um estudo de caso, acompanhando alunos com TEA para compreender melhor as suas necessidades. A elaboração do minicurso foi feita após a análise dos dados coletados com base na plataforma educacional “Eu Sou AUTS”, um site infantil interativo com conteúdo lúdico e didático apropriado a alunos com TEA. O minicurso é composto por cinco módulos, com materiais de leitura e reflexão, além de videoaulas com especialistas. Cada módulo possui uma carga horária de 05 horas, totalizando 15 horas de conteúdo.
Resultados
A recepção do PI por parte do corpo docente da escola aplicada foi
positiva e demonstrou animação com a execução da iniciativa. O projeto
apresentou um satisfatório potencial educacional no apoio e atenção a alunos
com Transtorno do Espectro Autista, além de
auxiliar no desenvolvimento de habilidades de comunicação, socialização e
trabalho em grupo.
Para mais informações, assista ao vídeo do PI.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é
uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do
Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus
principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o
Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre
graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras,
Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI),
Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de
Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas
digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente
com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em
370 municípios do Estado, 57% do território paulista.
Mais de Notícias
-
Aluno Univesp colabora com segurança digital de empresa transnacional
-
Univesp coordena workshop e mesa no XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação
-
Univesp e Instituto ELDORADO firmam parceria para capacitação de estudantes em diversas áreas de tecnologia
-
Encontro da MetaRed TIC Brasil discute inclusão, expansão do EAD e futuro da educação
-
Palestra sobre cidadania na era digital abre o 6º Encontro Metared TIC Brasil