Competição aconteceu durante o Simpósio CONASENSE 2022; estudantes da instituição levaram o primeiro e terceiro lugar

28/06/22

Nos dias 27 e 28 de junho, alunos do Eixo de Computação, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), participaram e ganharam o primeiro e terceiro lugar no EU-IoT Hackathon, evento virtual organizado em Munique, Alemanha, durante o simpósio CONASENSE 2022. A disputa teve o intuito de incentivar estudantes a desenvolver e apresentar projetos relativos à Internet das Coisas nas categorias de treinamento de habilidades em IoT, modelos de negócios sustentáveis em IoT e novas soluções técnicas em IoT.

O primeiro lugar foi conquistado com projeto “Sustainable Irrigation System”, desenvolvido pelos alunos Felipe da Silva Braz, de São José do Rio Pardo, Gabriel do Divino Negri, de Mococa, José Angelo de Oliveira, também de São José do Rio Pardo e Cassio Henrique Alves Dias, de São Paulo, capital, e mentoria do professor Higor Amario de Souza. Outro destaque da Univesp foi a iniciativa “Green Backup”, premiada com a terceira colocação, executada pelo estudante Bruno Lowczy, da capital paulista, sob orientação do docente José Avelino Placca. O segundo lugar ficou para a University of Illinois, dos Estados Unidos.

No total, a competição recebeu a inscrição de 16 grupos de instituições de ensino de diversos países do mundo, sendo quatro da Univesp. Em 28/06, os discentes participaram da etapa final do Hackathon, uma sessão de Pitching, onde apresentaram e responderam perguntas, em inglês, sobre seus trabalhos para uma banca de professores e profissionais qualificados da área. A premiação foi transmitida on-line pelo canal do CONASENSE 2022.

Sustainable Irrigation System

O projeto tem como objetivo criar um sistema de irrigação sustentável automatizada com IoT, de forma simples e escalável, com baixo custo de implementação e manutenção, além de adaptação conforme as necessidades locais, buscando preservar e otimizar a utilização dos recursos hídricos. O grupo aindacriou um website para consulta dos métodos e processos utilizados para servir de acesso à comunidade. De acordo com o professor Souza, o trabalho integra programação e o uso de um sensor de umidade simples e eficaz. “É uma solução de baixo custo para a irrigação, que pode ser facilmente reproduzida. Os alunos já tinham uma ideia bem definida do que iam fazer. Ajudei na organização do material e na apresentação. Parabéns aos estudantes”, conclui.

Green Backup

A iniciativa propõe solução que possibilita uma forma econômica e sustentável para baterias utilizadas em aparelhos conectados em rede IoT. Segundo o professor Placca, a comissão julgou critérios de viabilidade de implantação e a possibilidade de ampliação. “Para nós, docentes, e para os discentes, a experiência foi enriquecedora. Os alunos tiveram uma imersão em um evento internacional, além de apresentarem e explicarem em 10 minutos o projeto para uma plateia formada por renomados profissionais”, disse.

Parabéns pela conquista!