Estudantes já pensam em ampliar recursos para criar uma startup

27/05/19

Por A Tribuna

Alunos do quarto semestre do curso de Engenharia da Computação da Univesp – Polo de Cubatão –, Antônio Marcos, Jaedson, Jefferson, João Victor, Luiz Carlos, Maria de Fátima e Ricardo Santos criaram um aplicativo capaz de auxiliar jovens com orientação vocacional.

O app desenvolvido para smartphones com plataforma Android foi batizado com o nome de Com-Vocação, e tem como público-alvo os jovens que pretendem iniciar a vida acadêmica, disponibilizando uma gama de informações de forma rápida e simples.

De acordo com o grupo, a decisão foi por investir no tema vocacional seguindo pesquisas sobre a evasão e desistência dos alunos nos primeiros semestres dos cursos superiores. "Detectamos, ao pesquisar a evasão nos cursos superiores, que um dos motivos da desistência no primeiro semestre é a pouca informação do candidato sobre o curso e a carreira no momento da sua escolha", justificou Ricardo Santos.

"O aplicativo é bastante intuitivo e contempla informações fundamentais para a tomada de decisão na hora da escolha de um curso", explica Jefferson Marques acrescentando que o COM¤VOCAÇÃO contém uma página com notícias do mundo acadêmico e informações dos cursos a partir da perspectiva de alunos veteranos e, também, um teste vocacional virtual que indica a inclinação do candidato para as diversas áreas do conhecimento.

O entusiasmo do grupo de estudantes com a receptividade do projeto provocou encontros extraclasse com discussões sobre as possibilidades de ampliação dos recursos do PI e a criação de uma startup para aplicação comercial.