Ação foi desenvolvida em Projeto Integrador; grupo visou a conscientização sobre o uso de energias renováveis

12/02/21

O Hospital São Francisco de Assis, casa de saúde filantrópica de médio porte, localizada no município de Jacareí, recebeu no segundo semestre de 2020, a doação de painéis fotovoltaicos, que visam a sustentabilidade e economia financeira do local. A iniciativa foi feita pelos estudantes de Gestão Pública, Danilo Pereira, Ednilson da Silva, Lucas Augusto dos Santos, Maria Helena de Araújo e Mateus Nogueira, do polo de Jacareí, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), por meio do Projeto Integrador (PI) “Aplicação de energia solar fotovoltaica em instituição filantrópica do município de Jacareí”.

O trabalho, orientado pelo professor José Acácio Beloti Filho, foi idealizado a partir de uma campanha de internet, realizada por um cantor sertanejo, em parceria com empresa fabricante de sistemas fotovoltaicos, que, durante a pandemia, anunciava a doação de kits fotovoltaicos a instituições beneficentes envolvidas no combate à Covid-19, com a mobilização e indicação nas redes sociais. O grupo inscreveu o hospital e, junto com o setor de marketing da entidade, divulgou o conceito e obteve os votos necessários para receber a contribuição.

Os docentes iniciaram o plano de ação, com mapeamentos dos impactos da instalação do sistema, consumo energético, documentação necessária e estudo do melhor local para aplicar as placas. Com o auxílio da equipe de engenheiros do hospital, decidiram que o prédio da sede da administração era o mais apropriado para receber o método. A instalação do kit foi feita por uma equipe especializada, membros da turma de Gestão Pública e grupos de apoio do próprio hospital. Para o desenvolvimento e execução das atividades, os discentes usaram as ferramentas Project Model Canvas, 5W2H e Matriz FOFA. Já a abordagem socioambiental da proposta, foi divulgada em canais de comunicação regionais, como rádio, jornal e redes sociais.

Benefícios

De acordo com o vídeo do Projeto Integrador, a proposta dos alunos apresenta diversas vantagens. “A instalação do sistema fotovoltaico no hospital vai gerar até 600kw de energia. A medida representa, em média, 66% da demanda energética atual do imóvel, sem gerar nenhum ruído ou resíduo. Além disso, o plano simboliza a plantação de 75 árvores e a economia de mais de 18 mil kg de dióxido de carbono, que deixam de ser jogados no meio ambiente durante o tempo de 25 anos, vida útil do sistema”, explica o filme.

Na apresentação, o grupo conclui que a utilização adequada dos recursos naturais gera nas instituições a necessidade da criação de estratégias de gestão ambiental que as insiram no contexto de responsabilidade pelo equilíbrio sustentável. “O uso de energias renováveis potencializa resultados e melhora a visibilidade no mercado”, afirmam os estudantes.