Iniciativa reuniu estudantes para discutir a meta de Educação de Qualidade
Os alunos do polo de Ilhabela, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), elaboraram o projeto “Agenda 2030, sua relação, nossa ação e o Trote Cidadão”, que concorre ao Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020, parceria da Univesp com a Fundação Educar DPaschoal.
A iniciativa visou discutir com estudantes do município o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número quatro, da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), Educação de Qualidade. O propósito do tema é ‘Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos’.
O debate aconteceu em março, na própria unidade de ensino, e teve a participação de veteranos e calouros, além de discentes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da região.
Para a orientadora do polo, Renata Meirelles, o encontro teve o intuito de refletir e propor melhorias para que sejam alcançadas as metas propostas pela ONU. “Tivemos a intenção de provocar interesse, sensibilizar, repensar hábitos e promover ações que beneficiem o planeta e pessoas. Queremos que os alunos tenham um papel ativo na sociedade e sejam multiplicadores de conteúdo. Eles, e todos nós, precisamos nos esforçar para atingir os objetivos indicados na Agenda 2030”, disse.
Conheça as metas de Educação de Qualidade, da Agenda 2030, da ONU, aqui.
Sobre o Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020
O Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020 é resultado de uma parceria entre a Univesp e a Fundação Educar DPaschoal.
Criada em 2012 como Fundação, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo — Univesp é uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Voltada exclusivamente para a Educação a Distância, a Univesp conta com mais de 35 mil alunos distribuídos em mais de 300 polos, isto é, tem grande impacto social, alcançando todas as regiões do estado.
Nesse contexto, as ações de incentivo ao trote solidário, expressas pelo programa Trote Cidadão Paulista, visam não só ao cumprimento da função social da universidade pública — representada aqui por atividades de extensão junto às comunidades locais — mas também à formação crítica e cidadã dos milhares de alunos Univesp.
A Fundação Educar DPaschoal, por sua vez, acredita que estimular o comportamento empreendedor e o protagonismo social entre jovens universitários contribui para a formação de cidadãos mais engajados e profissionais mais conscientes de seu papel social. Por isso, realizou durante 15 anos o Prêmio Trote da Cidadania, acumulando grande expertise no assunto. Em 2019, atendendo ao convite da Univesp, a Fundação contribuiu para a formulação do programa Trote Cidadão Paulista, voltado exclusivamente para alunos da Univesp, os quais poderão concorrer a este Prêmio.
Premiação
Os autores dos três projetos que receberem as melhores notas serão reconhecidos com menções honrosas e a participação em um Workshop sobre Inovação Social, em São Paulo. Para o evento, serão garantidas 4 (quatro) vagas destinadas a cada equipe vencedora, sendo 3 (três) vagas para alunos e 1 (uma) para o orientador de polo. Quando o polo estiver localizado a mais de 150 km da capital, os quatro membros de cada equipe ganharão uma noite de hospedagem em São Paulo. A alimentação durante a participação no Workshop também é por conta da organização do evento.
Cronograma do Programa
Inscrições: 04/12/19 a 10/01/20, por meio de formulário disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Realização do curso teórico e envio do Projeto: os inscritos no programa terão até 01/03/2020 para concluírem o curso teórico e enviarem o Projeto, que lhes dará o direito ao certificado de 6h de formação.
Envio do relatório: após a realização do trote junto aos calouros, os participantes terão até 31/03/20 para o envio do Relatório. Realizado no prazo estipulado, este envio dará direito ao certificado de 22h de formação. A participação no Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020 só será considerada efetiva após a conclusão desta fase.
Avaliação dos trabalhos: no mês de abril de 2020, uma banca avaliadora composta por membros da Univesp e da Fundação Educar DPaschoal vai analisar os relatórios recebidos e selecionar os três premiados.
Divulgação dos vencedores: no mês de maio de 2020, serão divulgados os vencedores do Prêmio nos canais oficiais de comunicação da Univesp.
Saiba mais sobre o Prêmio: apps.univesp.br/trote-cidadao-paulista
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp