Atividade desenvolvida em Projeto Integrador auxilia crianças do 5º ano do Ensino Fundamental a melhorar ortografia

19/10/23

Os estudantes do Eixo de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Matemática, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Elaine Cristina da Silva, Eluana Rebouças, Fernanda Marins, Mariana Naiara Teixeira, Renilda Costa, Rosimeire Marangoni, Thiago Gobbi, polos Cordeirópolis, Elias Fausto, Rio Claro, Saltinho e Santa Gertrudes, apresentaram o Projeto Integrador (PI) "Ortografia de J/G e S/SS: uma experiência lúdica com alunos de 5º ano do ensino fundamental". O trabalho orientado pelo tutor Carlos Alex Alves, propõe melhorar a ortografia das crianças na sala de aula.

Após pesquisas com professores de escola pública do município de Rio das Pedras e questionários feitos com os alunos, o grupo entendeu que a matéria que havia mais desafios era a Língua Portuguesa. A metodologia do Design Thinking ajudou a equipe a elaborar o projeto e a desenvolver uma solução baseada nas necessidades compreendidas nas análises, realizadas segundo os métodos exploratório e qualitativo.

Os estudantes da Univesp desenvolveram um plano de aula prático e dinâmico que envolveu a criação de um jogo de cartas com letras J/G e S/SS, desafiando os alunos, em duplas, a adivinhar qual letra completa corretamente as palavras propostas da tarefa. Cada par sorteia um vocábulo incompleto e precisa, no tempo limitado de trinta segundos a um minuto, escolher a letra correta para completá-lo. Se acertarem, ganham pontos e continuam com uma nova rodada. Caso errem, passam a vez para a próxima dupla.

A professora responsável pela turma elogiou a atividade e identificou o plano de aula como eficaz e de fácil aplicação em sala, enquanto as crianças pediram que ele fosse incorporado à rotina escolar diária. O PI ajudou com que os alunos se divertissem com as aulas enquanto aprendem e demonstrou como a inovação e a criatividade podem transformar o processo de ensino, os preparando para enfrentar futuros desafios com confiança.

Mais informações sobre o projeto, aqui.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.