Iniciativa de estudantes de Engenharia de Computação visa melhorar o fluxo de veículos no município, aproveitar a energia solar e reduzir problemas de saúde na população

07/10/19

Os discentes Allan Carlos da Luz, Caio Correia Ramos, Fabiano Coelho, Gabriel Hosoume e Guilherme da Silva, do curso de Engenharia de Computação, do polo de Pompeia, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), apresentaram no último semestre o Projeto Integrador “Tecnologias sustentáveis aplicadas no transporte”. A ação foi idealizada, após o grupo observar a grande quantidade de veículos que circula na cidade e os impactos negativos que isso gera nos moradores e no meio ambiente.

O projeto teve como objetivos reduzir o número de carros nas ruas, aproveitar recursos naturais, melhorar a qualidade do ar do município e, consequentemente, a saúde da população. Para o andamento do trabalho, os estudantes desenvolveram um protótipo de estacionamento sustentável, com foco na utilização de bicicletas, chamado ‘EcoBicicletário’.

A proposta foi direcionada ao Grupo Jacto, empresa de grande porte sediada em Pompeia, com cerca de quatro mil colaboradores. De acordo com a equipe, pelo menos 50% dos funcionários da companhia utilizam veículos automotores para ir trabalhar. Com a implantação do estacionamento, há perspectiva em contribuir tanto para a diminuição de meios poluentes, como para melhorias significativas na qualidade de vida e saúde dos munícipes.

O protótipo conta com um espaço para acomodar as bicicletas de uso comunitário e veículos automotores, coberto por placas fotovoltaicas para captação de energia solar. De acordo com os alunos, a energia coletada nos painéis será repassada à empresa e servirá para carregar as bicicletas elétricas do local. Estima-se que as placas possam armazenar cerca de 560 Kwh/mês, quantidade suficiente para sustentar três casas.

A criação da maquete contou com a utilização de diversos materiais, incluindo o uso de computadores e softwares. O grupo aplicou o software de modelagem SketchUp, com o intuito de realizar a prototipação em 3D, o que permitiu uma visualização mais clara do molde.

De acordo com os estudantes, todo o processo de criação foi possível devido ao conhecimento adquirido em sala de aula. Eles utilizaram o aprendizado das disciplinas ‘Sociedade e Cultura’, ‘Produção de Texto’, 'Metodologia Científica’, ‘Informática' e 'Expressão Gráfica'. A equipe também empregou o método de Design Thinking e fez pesquisas bibliográficas.

Para viabilizar a iniciativa, os futuros engenheiros visitaram a empresa Máquinas Agrícolas Jacto S/A e, após apresentação do protótipo, conseguiram autorização para realizar um estudo prévio de adequação e posterior implantação do estacionamento. Segundo os discentes, a sustentabilidade se mostra indispensável e soluções, mesmo que pequenas, podem apresentar grandes impactos.

undefined