Projeto Integrador dos cursos de Letras e Pedagogia traz solução inclusiva para estudantes com deficiências visuais e pessoas não alfabetizadas

26/06/23

Os discentes de Letras e Pedagogia, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), do polo de Perus, Edna Cristina Camilo, Franciele dos Santos, Jaqueline Nascimento, Leonardo Marcelino Luz, Marcel Borzani e Tânia da Silva desenvolveram um audiolivro da obra “Jabuti Sabido e Macaco Metido”, de Ana Maria Machado, voltado para alunos com deficiências visuais e pessoas não alfabetizadas. O trabalho contou com a orientação do tutor Gildo Antônio Moura Junior e foi aplicado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) CEU Perus, localizada na zona norte de São Paulo.

De acordo com a equipe, a ideia do Projeto Integrador (PI) intitulado "A Formatação de um Audiolivro para Estudantes Cegos e/ou com Baixa Visão Usando o Princípio do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA)", surgiu após relato de uma estudante da EMEF, que se sentiu constrangida ao receber um material adaptado para suas necessidades visuais. “Buscamos garantir a acessibilidade e a plena participação dos alunos com baixa visão ou cegos. A iniciativa foi aplicada em uma Sala de Leitura, durante aula do 5º ano do Ensino Fundamental I. A professora da turma considerou a proposta relevante e ressaltou sua importância também para crianças não alfabetizadas e da Educação Infantil. Nossa proposta foi produzir um conteúdo didático acessível que todos pudessem usufruir”, explicam os participantes.

No decorrer do relatório do PI, os univespianos ressaltam que as ferramentas tecnológicas são grandes aliadas no processo de aprendizagem. Para a gravação dos áudios, os discentes usaram o aplicativo WhatsApp, já a edição foi feita por meio do Programa Audacity. Segundo os educandos da Univesp, a docente da EMEF utilizou uma caixa de som para compartilhar a história com as crianças, que interagiram positivamente e se envolveram com o material.

Na conclusão do PI, o grupo aponta que a aplicação do audiolivro causou um impacto positivo: “O material permitiu que todos, independentemente de suas habilidades visuais, tivessem acesso ao conteúdo da história, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades. Os jovens se mostraram receptivos e engajados com o dispositivo acessível. Os estudantes com baixa visão e cegueira puderam participar ativamente da leitura, com o acompanhamento da história e interação com os conteúdos apresentados”.

Saiba mais sobre o projeto.
Confira o audiolivro.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI),Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.