Torneio reuniu 125 universidades de todo o mundo; equipe jogou com instituições de ensino do Brasil, Estados Unidos, Grécia, Filipinas, Namíbia, Croácia e México

11/02/21

Os estudantes e enxadristas da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Arthur de Aquino (Eixo de Computação, polo São José dos Campos), Amaury do Vale (Matemática, polo Capão Bonito), Isabel Santos (Pedagogia, polo Poá), Leonardo Magalhães (Matemática, polo Mairiporã) e Milzo Hirose (Matemática, polo São Paulo- Caminho do Mar) participaram no último final de semana (06 e 07/02) do KCF University Cup, competição mundial de xadrez on-line, promovida pela Fundação Kasparov, da Rússia.

O torneio mundial contou com discentes de 125 instituições de ensino. A disputa não cobrou taxa de inscrição, porém exigiu como pré-requisitos que os participantes estivessem matriculados em alguma universidade e tivessem perfil ativo na plataforma livre de xadrez lichess.org.

A copa aconteceu em nove rodadas divididas em dois dias, com ritmo de jogo de 10 minutos, mais 5 segundos de incremento, pelo sistema suíço, e com cursos como prêmios para as categorias: Aberto, Abaixo de 2200, Abaixo de 2000 e Abaixo de 1800.

O time univespiano jogou com universidades do Brasil, Estados Unidos, Grécia, Filipinas, Namíbia, Croácia e México, e ficou em 104º lugar. Os alunos contaram com o apoio do CXEU - Clube de Xadrez dos Estudantes da Univesp, fundado em julho de 2020 pelos próprios educandos, com o objetivo de difundir a prática do xadrez on-line em tempos de quarentena, devido à pandemia de coronavírus. Interessados em integrar o Clube podem enviar e-mail para clubedexadrez.univesp@gmail.com .