Iniciativa foi desenvolvida por sete estudantes que ingressaram em 2017; ideia é estabelecer relação harmônica entre o consumidor e meio ambiente

01/11/18

Fonte: Prefeitura Municipal de Tarumã e Univesp

Alunos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), do curso de Engenharia de Produção, do Polo de Tarumã, no interior paulista, desenvolvem projeto de redução, reutilização e reciclagem de pneus. A iniciativa segue três tópicos: clima, ambiente e sociedade. A ideia é abordar o conceito dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) da sustentabilidade, com ações práticas, que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e meio ambiente.

A primeira ação do projeto, desenvolvido pelos estudantes Alan Silvio, Cândido Marciel, Clislene Pereira, Bruno Aparecido, Katia Mirelen, Valdecir Almeida e Wagner Viana, teve como foco a reciclagem de pneus velhos, com o intuito de utilizá-los como matéria-prima para produção de novos materiais. Com a anuência da coordenadora Neide Muller Novaes Machado, o polo de Tarumã foi contemplado com a implantação de lixeiras de coletas seletivas de pneus, em substituição as comuns, confeccionadas pelos futuros engenheiros.

Práticas como essa podem diminuir o custo de vida, com redução de gastos e economia, além de favorecer o desenvolvimento sustentável. Os descartes irregulares de pneus causam grandes impactos ao meio ambiente e a saúde. O material de sua fabricação leva em torno de 600 anos para se decompor, e ainda pode se tornar criadouros dos mosquitos Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.