Alunos de Engenharia de Computação, do polo UAB Osasco, produziram a ferramenta para auxiliar no entendimento da disciplina, usada nos primeiros anos de graduação do curso

04/10/21

Os estudantes de Engenharia de Computação, Gabriela Teixeira, Giovana Marachini, Guillermo Romera, Johnny Moura, Márcio Takahashi e Rafael dos Santos, do polo UAB Osasco, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), apresentaram neste ano o Projeto Integrador (PI) “Aplicativo para o auxílio do ensino da disciplina de Física I: aprendendo Cinemática por meio do aplicativo MovimApp”. O trabalho foi baseado no tema norteador sugerido pela universidade “Ferramentas Computacionais para Laboratórios de Engenharia”.

A iniciativa, com tutoria de Adriana Montero Cruz, teve como objetivo criar um aplicativo que ajudasse a minimizar as principais lacunas de aprendizado dos alunos nos primeiros ciclos do curso de Engenharia de Computação da Univesp, no conteúdo de Cinemática, da disciplina Física.

De acordo com o vídeo do PI, o grupo constatou, após pesquisas, que os ingressantes do curso possuem uma defasagem nos conceitos básicos em matérias que envolvam cálculo. “A Literatura nos mostra que alunos do ensino básico têm pouco ou nenhuma oportunidade de aplicar na prática os conceitos científicos vistos em sala de aula. Por isso, a memorização é prejudicada e, ao chegarem na Engenharia, a dificuldade aumenta ainda mais. A falta de conceitos fundamentais impede o acompanhamento de conteúdos mais avançados exigidos no ensino superior”, afirma a turma.

Para a construção do app, o grupo usou o MIT App Inventor 2, ferramenta de fácil utilização e programação de aplicativos funcionais para dispositivos Android. O recurso apresenta conteúdos de Cinemática, como Introdução, Movimento Uniforme, Movimento Uniformemente Variado, Queda Livre, Movimento Circular Uniforme, Movimento Retilíneo Uniforme, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Lançamentos e Transmissão de Energia, além de exercícios e vídeos. "Com o aplicativo MovimApp, procuramos criar uma interface interativa, com teor apresentado de forma prática e agradável”, explica a equipe no vídeo.

Segundo os estudantes, o MovimApp também poderá servir como opção para apoiar estudantes de outros cursos e instituições que tenham dificuldade nessa mesma matéria.