Evento on-line, promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, acontece em novembro

28/10/21

O artigo científico “Utilização de Projetos de Nanossatélites na Graduação em Engenharia de Computação: Planejamento do Subsistema Energia Elétrica para CubeSat”, produzido pelos estudantes de Engenharia de Computação, Maria Cristina Tessari-Zampieri (polo Diadema), Alessandro Santiago (polo Diadema) e Weder Lopes (polo Piracaia), será exposto no 12º Workshop em Engenharia e Tecnologia Espaciais (WETE 21). O evento on-line acontece nos dias 06, 07,13 e 14 de novembro, em São José dos Campos, e será transmitido ao vivo, pelo YouTube.

O texto desenvolvido pela equipe é originário do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos discentes, orientado por Abraão Ramos da Silva. “Para compreender como as disciplinas de Engenharia de Computação podem ser utilizadas em situações reais de desenvolvimento de nanossatélites foi elaborado um protótipo de subsistema de energia para Cubesat e simulador de órbita”, explica o grupo no artigo.

Para Alessandro Santiago, expor o trabalho em um evento relevante na área reflete o esforço feito pela equipe e o resultado positivo alcançado. "Projetos com nanossatelites são grandes oportunidades para colocar em prática as matérias aprendidas ao longo do curso de Engenharia, além de estimular a criatividade e abrir novos horizontes profissionais”, afirmou o aluno.

Sobre o Workshop

O Workshop em Engenharia e Tecnologia Espaciais (WETE), realizado desde 2010, chega a sua 12ª edição, sendo o evento mais tradicional da agenda aeroespacial no Brasil. Compreende pesquisas que abrangem áreas fundamentais para a elaboração de um programa espacial, desde sua concepção, desenvolvimento de novas tecnologias, gerenciamento de processos, até o uso do sistema espacial.

O WETE é um evento promovido pelos alunos e docentes da pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais (PG-ETE), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e seu objetivo principal é divulgar as pesquisas que vêm sendo realizadas no INPE em um ambiente de criatividade, inovação e produção científica.

Os temas apresentados no WETE, normalmente, abordam controle de sistemas espaciais, inteligência artificial aplicada, desenvolvimento de novos materiais, engenharia de requisitos, engenharia de sistemas, gerenciamento de projeto e modelagem e simulação.

Mais informações e inscrições, aqui.