Grupo do polo de Presidente Prudente ganhou primeiro lugar na categoria “Ciências Exatas e Engenharias”

03/11/21

O artigo “Eliminação de desperdício de água por destilador tipo pilsen: qualidade da água de rejeito e proposta de otimização de processo”, dos estudantes de Engenharia de Produção, Antônio Augusto Junior, Bianca Souza, Cristiane Santana, Daniel Macena, Murilo Bott, Wellington da Silva e William dos Santos, do polo de Presidente Prudente, venceu o 10º Prêmio Científico Unoeste, na categoria “Ciências Exatas e Engenharias”. A premiação faz parte do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão- ENEPE 21, realizado de 18 a 22 de outubro, pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

No texto, os alunos afirmam que o estudo tem como objetivo acompanhar o processo de produção de água destilada e avaliar a qualidade do líquido de rejeito para otimizar o processo e eliminar desperdícios, propondo um sistema de captação para reuso da água. O artigo é originário do Projeto Integrador “Otimização de processo e eliminação de desperdício de água de destiladores em uma universidade”, desenvolvido no primeiro semestre do ano, com tutoria de Rômulo Martins.

Para o discente Daniel Macena, aplicar o conhecimento na área em que estudam e divulgar resultados para a comunidade científica têm um valor significativo. “É de grande importância transmitir informações, auxiliar na resolução de problemas e otimização dos processos. O prêmio representa o reconhecimento de um bom trabalho, além de contribuir para uma formação continuada e complementar, para nós, futuros engenheiros de produção”, disse.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Científico Unoeste foi concebido para incentivar a divulgação das pesquisas científicas e tecnológicas, realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior. Tem por objetivo dar visibilidade, ampliar a divulgação e premiar os trabalhos concluídos há menos de dois anos (considerando-se a data do Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica - ENAPI 2021), de maior relevância para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade nas quatro grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências Biológicas e da Saúde.