Entrevista discute os resultados da pesquisa da Fundação Seade
A oferta de educação infantil está se expandindo muito rapidamente no país, e principalmente no Estado de São Paulo, onde cerca de 85% da população de 4 a 5 anos já é atendida. Na faixa de 0 a 3 a oferta é mais baixa – cerca de 30% das crianças nessa idade estão em escolas e creches –, mas a taxa de atendimento também apresenta crescimento acelerado. Os dados são do boletim de número 7 da Fundação Seade: Avanços e desafios da educação infantil no Estado de SP.
“A gente acredita que dentro de alguns anos o Estado de São Paulo já vai conseguir atender praticamente a totalidade das crianças nessa faixa etária”, avalia Rafael Camelo, assessor da Diretoria Executiva e responsável pela pesquisa.
De acordo com Camelo, “O ensino infantil tem se expandido rapidamente, a demanda pelas famílias tem aumentado e tem crescido muito a importância da atuação do Estado nas primeiras fases do ensino das crianças”.
Em entrevista para a UNIVESP TV, o pesquisador explica o crescimento do acesso à pré-escola no Estado, fala também sobre a mudança do perfil demográfico paulista e brasileiro e como a nova postura da mulher acarreta em mudanças no trato da educação infantil.
Veja o vídeo na íntegra:
Primeira Análise
Programa da UNIVESP TV traz em primeira mão resultados de pesquisas realizadas pela Fundação Seade – Sistema Estadual de Análise de Dados, bem como discussões a elas relacionadas.
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp