19/03/14

O Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (Biota-Fapesp) realiza na quinta-feira (20/03), na sede da Fundação, três palestras sobre biodiversidade e polinização.

O encontro é parte do ciclo de conferências de 2014 do Biota-Fapesp Educação, vertente do programa voltada à melhoria do ensino da ciência da biodiversidade. Podem participar estudantes, alunos e professores do ensino médio, alunos de graduação e pesquisadores.

A polinização é um dos serviços ecossistêmicos ou ambientais gerados naturalmente por ecossistemas. Esses serviços produzem benefícios aos seres humanos, seja na forma de produtos – como alimentos e substâncias medicinais -, seja na forma de processos relacionados à fertilização do solo, controle do clima e muitos outros.

As palestras vão tratar de sistemas de polinização de espécies brasileiras, serviços ecossistêmicos das abelhas e polinizadores de culturas importantes da agricultura brasileira e serão apresentadas pelas pesquisadoras Kayna Agostini, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Vera Imperatriz Fonseca, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), no Rio Grande do Norte, e Cláudia Inês da Silva, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Essencial para a manutenção de espécies e a variabilidade genética entre os vegetais, a polinização é o início do processo reprodutivo de plantas espermatófitas, isto é, que produzem sementes. É feita pela transferência de grãos de pólen – células reprodutivas masculinas – para o aparelho receptor feminino dos vegetais principalmente pelas abelhas, os mais importantes polinizadores de ecossistemas em todo o mundo.

O declínio na população de abelhas polinizadoras, observado atualmente na Europa e nos Estados Unidos, causa prejuízos anuais de centenas de milhões de dólares. No Brasil, poucos estudos sobre as condições para que a polinização ocorra em diferentes ecossistemas estão concentrados em culturas relevantes para a atividade econômica, como laranja, café, soja, algodão, maracujá, maçã, melão e caju.

A conferência ocorrerá a partir das 14 horas na sede da FAPESP, que fica na Rua Pio XI, 1500, em São Paulo.

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para mais informações e inscrições, acesse o site do evento.