Saiba mais sobre a missão espacial e confira os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados até 26 de julho
A sonda New Horizons, que na última semana chegou a uma distância muito próxima de Plutão, enviando as fotos do planeta e de suas duas luas que foram divulgadas pela Nasa, agência espacial americana, viajou por nove anos pelo espaço até atingir tal feito.
Lançada em janeiro de 2006, poucos meses antes da polêmica reunião da União Astronômica Internacional que reclassificou Plutão na nova categoria de planeta anão, a sonda marcou o início de um novo conceito de exploração espacial, composta por naves menores, mais leves e com objetivos mais específicos.
A longa viagem até Plutão teve uma escala em Júpiter, um ano após o lançamento. Lá, cientistas puderam testar os instrumentos da sonda e utilizaram o campo gravitacional desse planeta para acelerar a nave até 14 mil quilômetros por hora, em uma manobra conhecida como estilingue gravitacional. Após passar por com Júpiter, a New Horizons entrou em modo de hibernação por sete anos para economizar energia e alcançar Plutão.
Assista ao vídeo, saiba um pouco da história da passagem da sonda New Horizons por Plutão e confira os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados até 26 de julho:
Imagem: Reprodução/ciencia.nasa.gov
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp