19/02/14

O Programa Biota-Fapesp Educação, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), retoma amanhã (20/2) suas atividades em 2014 com palestras e discussões sobre conceitos e valores de serviços ecossistêmicos.

Esses serviços, que também são chamados de ambientais, são aqueles naturalmente gerados pelos ecossistemas em benefício dos seres humanos. Seja na forma de produtos – como alimentos e substâncias medicinais – seja na forma de processos relacionados à fertilização do solo, polinização, controle do clima e muitos outros.

O primeiro encontro de 2014 contará com palestras sobre os temas “Contexto Histórico da Definição Conceitual de Serviços Ecossistêmicos” e “Serviços Ecossistêmicos Marinhos”, dos professores Rozely Ferreira dos Santos, do Instituto de Biociências, e Alexandre Turra, do Instituto Oceanográfico, ambos da Universidade de São Paulo (USP).

Podem participar estudantes, alunos e professores do ensino médio, alunos de graduação e pesquisadores.

O objetivo das conferências é apresentar o conceito de serviços ecossistêmicos e os avanços científicos resultantes de estudos sobre os ecossistemas, os serviços que eles prestam ao homem e suas relações com o desenvolvimento econômico e social.

Para mais informações, clique aqui.

Biomas do Brasil

As palestras realizadas pelo programa Biota-Fapesp Educação em 2013 compõem a série Biomas do Brasil, da UNIVESP TV. Os 18 programas podem ser acessados no canal da UNIVESP TV no YouTube.