Astrofísico fala sobre os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados até 6 de setembro

01/09/15


Todas as semanas, o astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos, apresenta na UNIVESP TV dicas de como olhar para o céu.

No céu desta semana é possível observar, a olho nu, no entardecer, o planeta Mercúrio, a oeste, na constelação de Virgem, até as 20h00. No alto do céu, também no começo da noite, Saturno pode ser visto na constelação de Libra, e fica visível até 23h30. No final da madrugada, antes do amanhecer, o planeta Vênus surge a leste, na constelação de Câncer, a partir das 05h00.

No vídeo, Gustavo Rojas fala sobre o Observatório de Lowell, fundado em 1894 em Flagstaff, Arizona, pelo astrônomo estadunidense Percival Lowell (1855-1916), que ficou fascinado com a possibilidade do planeta Marte abrigar uma avançada civilização capaz de construir canais de irrigação. Lowell passou as duas décadas seguintes observando o planeta vermelho em busca de indícios da suposta civilização, porém, sem sucesso. Mas nem tudo estava perdido: o Observatório de Lowell conduziu outras pesquisas que culminaram na descoberta de Plutão, em 1930.

Assista ao vídeo e confira os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados até 6 de setembro: