Resultado do processo seletivo será divulgado nesta sexta (26) no site vestibular.univesp.br

25/07/19

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) revelou hoje (25/07) o perfil socioeconômico dos candidatos do Vestibular 2019.2, realizado no dia 14/07, em 184 polos de 156 municípios do Estado (capital, litoral e interior). O estudo, baseado em questionário respondido no ato da inscrição, aponta que dos 41.479 inscritos efetivos, a maioria, 74,16%, é do sexo feminino, 86% têm mais de 25 anos e 43% são casados. Do total, 53% são brancos, 34% pardos, 12% pretos e 80% cursaram ensino médio na rede pública de ensino.

Para o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, conhecer o perfil do público discente é fundamental para implantar ações educacionais bem-sucedidas. “Podemos pensar em um planejamento estratégico, conteúdo pedagógico e iniciativas que atendam diretamente aos alunos. A identificação dos estudantes com diretrizes da universidade garante a eficácia no modelo de aprendizagem”, explica.

A pesquisa mostra que, do total de concorrentes, 39% conheceram a Univesp por meio de internet, jornal, rádio ou televisão, e 96% acessam a internet de casa. Quanto à escolaridade, 36% não realizaram nenhum curso superior, 35% já concluíram, 23% deram início, mas abandonaram e 7% estão estudando atualmente.

Questionados sobre atividade remunerada, 58% dos candidatos afirmaram exercer regularmente algum ofício, 33% não exercem e 9% exercem eventualmente. Sobre a participação na vida econômica da família, 37% declararam trabalhar e serem responsáveis pela renda da família. A renda média de 32% dos concorrentes é entre 1 e 2 salários mínimos; de 23% é entre 2 e 3 salários mínimos. O nível de instrução dos familiares dos concorrentes também foi levantado: 94% dos pais dos candidatos não possuem nível superior e 90% das mães não têm formação superior.

O resultado oficial do processo seletivo e a convocação para a primeira chamada serão publicados nesta sexta-feira (26/07), até às 10h, no site vestibular.univesp.br . As matrículas para a primeira chamada serão realizadas de 29 a 31/07, nos respectivos polos. A 2º chamada acontece dia 05/08, com matrículas nos dias 06 e 07/08. Já a terceira chamada será feita no dia 09/08, com matrículas nos dias 12 e 13/08. O período letivo terá início dia 12/08.