"Escola Referência Brasil" será apresentada no dia 10 de dezembro; Univesp é parceira da iniciativa

23/11/20

O Prêmio Gestão Escolar 2020 disponibilizou em seu site oficial, os resultados das etapas estadual e regional da premiação. Das 27 selecionadas da etapa estadual, cinco (uma por região) irão para a final no dia 10 de dezembro, quando será conhecida a "Escola Referência Brasil". A 22ª edição da iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Nesse ano, serão reconhecidas práticas bem sucedidas das escolas que encontraram soluções durante a pandemia de Covid-19. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) é uma das parceiras da premiação e ofertará o Curso de Especialização Processos Didáticos- Pedagógicos, na modalidade a distância (lato sensu), para gestores e professores vencedores do Prêmio, conforme descrito em edital.

Inscrições

O Prêmio Gestão Escolar 2020 recebeu, aproximadamente, 8 mil inscrições. São 5.212 escolas estaduais e 2.773 escolas municipais, um recorde de inscritos, apesar da pandemia do novo coronavírus, que suspendeu as aulas presenciais em todo o país.

Do total de 7.985 inscritos, 5.984 finalizaram o cadastro, preenchendo todos os requisitos de validação. Na última edição, em 2017, foram 4.119 inscrições validadas, contra 3.657 da edição 2015, e 5.264 da edição 2013.

O Prêmio

Realizado desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país. Nessas duas décadas, cerca de 40 mil inscrições de escolas foram registradas e mais de 8 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos diretores inscritos.

Parceiros

São apoiadores do Prêmio Gestão Escolar 2020, o Conselho Britânico, Bett Brasil, Fundação Itaú Social, Fundação Itaú para Educação e Cultura, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Univesp.