Pesquisa de doutorado busca entender o papel do veículo na sociedade contemporânea

24/06/14

Mudou o papel do jornal impresso na sociedade? E o papel do jornalista? Essas questões serviram de base para a construção da tese de doutorado de Renato Essenfelder, defendida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e intitulada O editor e seus labirintos: reflexos da crise de paradigmas do jornal impresso.

A pesquisa investiga como os editores de jornal impresso enxergam o seu papel e o destes veículos na atualidade, em um cenário marcado pela instantaneidade da informação.

Essenfelder conta em entrevista ao programa Fala, Doutor!, da UNIVESP TV, que buscou não se aprofundar na crise econômica dos jornais impressos de que tanto se fala. “Eu abordo um pouco da questão econômica, da dificuldade de financiamento dos jornais impressos, mas eu concentrei o meu foco no papel do jornal impresso hoje em dia, nas sociedades contemporâneas, e de que maneira a internet modificou esse papel”, explicou.

Assista à entrevista de Renato Essenfelder: