Representantes do país africano conheceram as práticas da Universidade Virtual; ideia é compartilhar as experiências e adotar modelo de educação a distância brasileiro em cursos voltados à saúde

30/05/18

A presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), a pedagoga Fernanda Gouveia, recebeu na manhã desta quarta-feira, 30/05, um grupo formado por quatro representantes do Ministério da Saúde de Moçambique, na sede da Univesp, capital paulista. O encontro promovido pelo professor de Química da Universidade, Agnaldo Arroio, possibilitou a troca de experiências entre os países, além de apresentar o modelo pedagógico da Univesp e seu o plano de expansão.  O objetivo da iniciativa é implantar em Moçambique um programa de educação a distância, voltado à área da saúde pública, com auxílio e expertise da Univesp.

Entre os representantes do Ministério estavam o chefe da Repartição de Ecologia e Ensino a Distância, Lopes Bernardo Uane, a chefe de Acreditação e Certificação, Anilde Munguambe, o chefe de Especialização Médica e Pós-graduação, Custódio Martinho Gabriel e a chefe de Qualidade e Formação, Adélia José Mandhate. Também participaram do encontro a professora Mônica Garbin, o designer Instrucional, Edson Trombeta e outros profissionais da Univesp.

Na ocasião, foi realizada uma apresentação institucional promovida pela professora Mônica e designer Edson, que mostrou o modelo pedagógico, diretrizes educacionais, os cinco eixos de atuação, entre eles, interação, inclusão digital, foco no estudante, expansão e formação para o exercício profissional, além da implantação de polos e parcerias da Univesp. Em seguida, o grupo conheceu as áreas acadêmica e administrativa. De acordo com Uane, a Univesp representa a inovação, com todo os recursos digitais. “Já oferecemos educação a distância em nosso país, porém não utilizamos muito a tecnologia. Nossos materiais são todos textuais. Queremos aprender como são desenvolvidos os conteúdos para aplicá-los de acordo com a nossa realidade”, explicou.

O chefe de Especialização Médica, Gabriel, ressaltou que o setor de saúde de Moçambique precisa de profissionais qualificados. “Estamos trabalhando para oferecer pós-graduação a distância em nosso país. Os médicos, enfermeiros e outros integrantes da área estão desatualizados e não tem tempo para frequentar uma universidade ou ficar horas fora de sua atuação. O número de recursos humanos na saúde é baixo, a qualificação a distância seria uma saída para capacitar sem que ocorra a locomoção. A maioria dos formandos na área atuam em órgãos do Governo”, disse.

Durante o encontro, Fernanda Gouveia colocou a equipe técnica da Univesp à disposição do Ministério da Saúde de Moçambique, para auxiliar na implantação de um novo núcleo de ensino a distância no país. “Vocês podem contar com o nosso apoio. Sempre que precisarem, a Univesp estará de portas abertas. A troca e o compartilhamento de experiências são imprescindíveis para aprimorar o conhecimento”, ressaltou.