Pesquisadores divulgarão estudos para a melhoria da atenção à primeira infância

27/02/14


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) realizam, no dia 13 de março, o 1º Seminário de Pesquisas sobre Desenvolvimento Infantil, durante o qual serão divulgados os resultados de dez projetos de pesquisa sobre o tema.

Os projetos que serão apresentados no seminário tratam da triagem auditiva, formação de crianças leitoras, nutrição, desenvolvimento motor, violência contra a criança, necessidades especiais na educação, detecção precoce das diferentes manifestações do autismo, prática de médicos, enfermeiros e atendentes nas unidades do sistema estadual de saúde e formação de profissionais.

As palestras discutirão formas de melhorar a atenção primária à saúde de crianças de até seis anos por meio da avaliação do impacto de programas, políticas públicas e parcerias entre governo, empresas e organizações da sociedade civil voltados para o desenvolvimento integral da criança.

As pesquisas a serem apresentadas foram selecionadas na primeira chamada de propostas de um acordo de cooperação científica e tecnológica firmado entre as duas instituições em 2010 para apoiar pesquisas nas áreas de Saúde, Educação, Economia, Pedagogia, Psicologia e Assistência Social com foco na primeira infância.

O Seminário de Pesquisas sobre Desenvolvimento Infantil ocorrerá das 13h às 17h30 na sede da Fapesp, na rua Pio XI, 1.500, no Alto da Lapa, em São Paulo.

A programação pode ser conferida aqui e as inscrições devem ser feitas pelo site do evento.