Alcir Pécora analisa obra considerada um dos primeiros textos literários escritos no Brasil

29/03/16

A obra Diálogo sobre a Conversão do Gentio, escrita pelo padre jesuíta Manuel da Nóbrega entre 1556 e 1557, é tema da nova série sobre literatura da UNIVESP TV sobre livros escritos em língua portuguesa. Alcir Pécora, professor do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp), explica como interpretar este que é considerado um dos primeiros textos literários escritos no Brasil.

O texto mostra o diálogo entre dois irmãos portugueses, Mateus Nogueira e Gonçalo Álvares, que tinham visões diferentes a respeito da conversão dos índios, da colonização e da inserção dos jesuítas no processo. “No caso desse texto, a grande questão é saber qual o método adequado de conversão, e se essa conversão é possível”, comenta Pécora.

Para o professor, é possível estudar o texto de várias maneiras. A primeira seria analisá-lo na  forma de diálogo, que é quando a conversa se coloca no texto e “existe uma situação de dúvida, de polêmica, em que se colocam posições diversas em jogo”.

Em termos históricos, Pécora avalia que o texto é objetivo ao evidenciar o método utilizado pelos jesuítas para iniciar uma relação com os índios. A obra revela o modo “de se estabelecer o contato com os indígenas, e a forma de relacionamento com os moradores, com o governo, enfim, todo o processo de colonização compreendido por ele [Padre Manuel da Nóbrega] ”.

“É um texto decisivo no estabelecimento das práticas jesuíticas no Brasil. É importante do ponto de vista literário, porque como gênero do diálogo, ele tem um tipo de estruturação exemplar […]”, conclui Pécora.

Confira aqui a entrevista completa: