Jornalista conta sobre sua experiência no país árabe em guerra

17/06/14


A guerra civil na Síria já dura três anos. Uma série de conflitos em janeiro de 2011 deu início aos confrontos e protestos populares que progrediram para a violenta revolta armada. De um lado, há os rebeldes; do outro, o governo de Bashar al-Assad, que está no comando do país desde 2000 e tenta controlar os combates para se manter no poder.

Klester Cavalcanti é jornalista e escritor, e presenciou de perto a situação da Síria, onde foi preso e torturado por militares do governo. Tal viagem lhe rendeu o livro Dias de Inferno na Síria.  

Em entrevista para o programa Livros da UNIVESP TV, o escritor conta como foi a experiência para a construção do livro, os perigos que enfrentou e como foram os dias em que passou na penitenciária central da cidade de Homs, além das amizades que ali fez. “As pessoas que eu conheci dentro da prisão me deram um panorama muito mais profundo e emocionalmente do que eu teria se tivesse ficado solto”, relata. Cavalcanti faz ainda uma análise da situação atual do país árabe, além de expor a sua visão sobre como seria o futuro da Síria caso o poder caísse nas mãos dos rebeldes.

Assista à entrevista com o jornalista Klester Cavalcanti no vídeo: