Iniciativa reuniu jovens de escolas da região, que puderam conhecer ações da Univesp e do Vestibular 2020

07/11/19

A diretora acadêmica da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professora Simone Telles, se reuniu na manhã desta quinta-feira (07/11), no Centro Educacional de Mairiporã, prédio que abriga o polo da Univesp, com alunos do ensino médio de escolas da região. Na ocasião, foram apresentadas iniciativas da universidade e informações sobre o Vestibular 2020. Também participaram do encontro, o prefeito do município, Antonio Aiacyda, a secretária municipal da Educação, Sonia Alves Achnitz, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Annibale Tropi Somma, e o chefe de gabinete, Adilson Heron Bondança.

Em sua apresentação, Simone ressaltou os benefícios da educação a distância e explicou o papel inclusivo da universidade. “A educação a distância (EaD) é a modalidade de ensino que mais cresceu nos últimos anos. De acordo com o último Censo, já representa mais de 20% das matrículas de graduação superior no Brasil. Esse índice se dá pela facilidade de acesso. O aluno em EaD pode se planejar e criar seu próprio calendário de estudo. Com um formato mediado por diversas tecnologias, também se torna um atrativo para os jovens, além de romper barreiras geográficas. A Univesp está presente em 373 polos, de 316 municípios do Estado de São Paulo ”, explicou.

A professora também falou do processo seletivo atual da universidade. “O Vestibular 2020 oferece mais de 16 mil vagas em todo o Estado. Aqui em Mairiporã, ofertamos 70 vagas no total, 35 para os cursos de Licenciaturas, entre eles Pedagogia, Matemática e Letras, e outras 35 para cursos de Bacharelado em Tecnologia da Informação, Bacharelado em Ciências de Dados e Engenharia de Computação. As inscrições vão até 14/11. Será um prazer receber os jovens da cidade como univespianos”, disse.

Visita na EE Profa. Hermelina de Albuquerque Passarella

Após evento no Centro Educacional, a professora seguiu para visita na escola estadual. No local, conversou com professores e estudantes, e conheceu o Projeto “Ciência e Ecoaprendizagem Aquaponia HAP”, que une o cultivo de plantas e proteína animal, por meio da Psicultura. O estudante José Brenon Guilherme, um dos idealizadores da ação, explicou que a técnica se aplica no conceito de “internet das coisas”.

Aquaponia consiste em uma técnica de cultivo de vegetais, como hortaliças e ervas, associado à criação de organismos aquáticos (peixes, crustáceos, moluscos, répteis, anfíbios e outros). Assim, são utilizados sistemas de recirculação hídrica, que aproveitam os resíduos produzidos pelos animais como fonte de substâncias necessárias ao desenvolvimento das plantas sem desperdício de água. Isso, faz das culturas aquapônicas meios sustentáveis em detrimento da agricultura tradicional, onde há necessidade de irrigação do solo e uso de fertilizantes ou defensivos químicos.

De acordo com Guilherme, foi construído um circuito aquapônico e coletados dados do desenvolvimento das verduras e ervas medindo-as três vezes por semana. “Controlamos a quantidade de água necessária para o funcionamento do sistema e verificamos as condições de temperatura e pH periodicamente. O grupo concluiu que a economia de recursos hídricos, bem como o bom desenvolvimento dos animais e vegetais, tornam a técnica bastante promissora, como meio de produção sustentável de alimentos. É possível desenvolver o método em pequenos espaços por famílias ou em instituições de ensino para consumo próprio e/ou geração de renda”, explicou.

A iniciativa foi uma das finalistas da 17ª da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Além de Guilherme, participaram da ação os estudantes, Matheus Carvalho de Almeida e Ana Carolini Silva Ventura, com orientação do professor de Biologia, Química e Matemática, Leandro Donizete da Silva.

Vestibular 2020 – Ainda dá tempo!

Para o vestibular de 2020, a Univesp oferece mais de 16 mil vagas, destinadas a mais de 300 cidades da capital, interior e litoral. Serão oferecidos seis cursos, com duas áreas básicas de ingresso, via vestibular. As Licenciaturas em Letras, Matemática e Pedagogia e os voltados ao eixo de Computação: Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação. As inscrições terminam no dia 14/11, às 15h, e devem ser feitas pelo site vestibular.univesp.br. As provas ocorrerão em 01/12. O início das aulas está previsto para fevereiro.

Não há limite de idade e o custo da inscrição é de R$ 45,00. Para participar, basta ter concluído o ensino médio ou estar cursando, com a conclusão até o período da matrícula. O exame será realizado no dia 01/12/2019, às 13h, de forma presencial nas cidades que englobam diversas regiões do Estado de São Paulo. O gabarito oficial da prova será divulgado no dia 02/12/2019, no site do vestibular.