Disciplina dividida em 17 videoaulas disponibilizadas pela UNIVESP TV

11/09/15

“Quem fala de inclusão social, no fundo fala de exclusão social. A gente não estaria falando de inclusão, se não houvesse os excluídos […]. Precisamos tratar do processo de inclusão dessas pessoas num todo mais amplo, no conjunto e na convivência coletiva”. Desse modo que Luiz Henrique Proença Soares, professor responsável pela disciplina Educação e Inclusão Social do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da UNIVESP, descreve a importância dessa disciplina para a sociedade e, principalmente, para a formação de professores.

As videoaulas são ministradas  pelos professores Bel Santos Mayer, Cícera Lima Malheiro, Danielle A. N. Santos, Eder Pires de Camargo, Eliza Tomoe Moriya Schlunzen e Luiz Henrique Proença Soares.

Veja na playlist as 17 videoaulas da disciplina Educação e Inclusão Social:

Educação Especial, Desigualdade e Diversidade

Depomentos: Histórico e Introdução à Política Nacional de Educação Especial – Avanços e Desafios

Marcos Jurídicos e Conceituais

Debate 1: A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Debate 2: A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Debate 3: A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Estatísticas e Dados Sócio Demográficos

Institucionalidade Pública

Marcos Jurídicos e Conceituais 2: O Estado de São Paulo

Estatuto Da Criança e Do Adolescente (ECA) – Lei 8.069/1990

Programas e Ações Governamentais em Âmbito Federal e Estadual na Área da Educação Inclusiva